5 indicativos apontam que 2020 Será o Ano da Construção Civil. Entenda.

Início » 5 indicativos apontam que 2020 Será o Ano da Construção Civil. Entenda.

Passados cinco anos do início da deterioração econômica brasileira, nenhum setor produtivo conseguiu se recuperar completamente desde então.

Construção Civil, em especial, na retomada mais lenta da história do Brasil ainda está 27 por cento aquém do registrado no começo de 2014, ano do início da recessão…

Construção Civil diz que 2020 será o ano da virada, entenda.

No entanto, 5 acontecimentos indicam que 2020 finalmente será o ano em que o setor irá ressurgir das cinzas e recompensar os profissionais que estiverem prontos (leia-se atualizados) para alçar vôos mais altos:

LOCAÇÃO

  1. Depois de vinte trimestres consecutivos de queda, o mercado de construção subiu 2 por cento já no segundo trimestre deste ano. O reaquecimento das obras alavancou os investimentos, que avançaram 5,2 por cento em relação ao segundo trimestre do ano passado;
  2. O número de pessoas empregadas no setor avançou 0,9 por cento no segundo trimestre deste ano. De acordo com o IBGE, isso se deu pelo fato de o setor ter sido impulsionado pela alta de 10,7 por cento no crédito para financiamento habitacional;
  3. Enquanto isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) acaba de informar que o PIB da construção civil no país deve fechar 2019 com um crescimento de 2 por cento, em comparação com 2018, encerrando a série de quedas que assombram os profissionais da indústria desde 2014;
  4. Além disso, segundo dados da Revista Exame, com o reaquecimento do setor imobiliário, as vendas de máquinas de construção devem encerrar 2019 com alta de 37 por cento;
  5. Para complementar, o Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pela FGV/IBRE chegou a 84,7 em novembro, sendo este o maior nível atingido pelo índice desde janeiro de 2015.

Absolutamente tudo indica que os próximos anos podem ser os melhores da Construção Civil, desde o início da recessão. Em 2020, a previsão de crescimento do PIB já aponta para 3 por cento.

Com um cenário que promete voltar a ser tão favorável, os profissionais que atuam nessa indústria só precisam se certificar de uma única coisa: que estão devidamente qualificados e por dentro das novas tecnologias e exigências do setor.

 

Via: startse