História

Início » História
1976 . O INÍCIO DA JORNADA

Estamos nos últimos anos do chamado “Milagre Brasileiro”. Um país ainda em processo de mudança, agitado, sem liberdade política. Brasília construída há mais de uma década e meia, já é passado. A economia crescendo próximo de 10% ao ano, estradas por fazer, barragens por construir, energia ainda barata. Nesta maternidade de extase econômico, nasce a SATEL – SAFAR TERRAPLENAGEM LTDA.

Fundada pelo Sr. Elias Antônio Safar, a empresa SATEL foi vocacionada, desde o início de suas atividades, para a Locação de Equipamentos Pesados nos mais diferentes seguintes da engenharia, tais como: Minerações, Barragens, Aeroportos, Estradas, Arruamentos, Canalizações e Saneamento, obras gerais de Terraplenagem e Pavimentação, que vão de Leste a Oeste e de Norte a Sul do Brasil. Marcamos presença, também, na Composição e Manutenção de frotas de Equipamentos Pesados para serviços gerais dentro de Indústrias e Usinas Siderúrgicas.

Os rigores da Fiscalização aliados à constante necessidade de aproveitamento diurno e noturno dos nossos equipamentos, maturaram na SATEL os conceitos de: responsabilidade, obediência às normas e critérios do cliente, necessidade de valorização da mão de obra e adoção de uma política de constante renovação da frota de equipamentos.

Anos 80 . ABERTURA, INFLAÇÃO, PLANOS E ….. CRISES.

Pé no freio. Petróleo em alta. Dívida externa. A moda dos “planos”. Inflação de quase 100% ao MÊS. O governo sai das mãos dos militares. É a hora do “diretas-já”. Os caras-pintada saem às ruas. É a re-politização do jovem comum. As mudanças ocorrem por todos os lados e, também, na economia.

As crises impõem ao empresariado da construção pesada, a otimização dos seus serviços com uma radical redução de seus custos operacionais. As constantes instabilidades da política econômica nacional, foram enfrentadas pela SATEL sem que nenhum de nossos compromissos, com clientes e fornecedores, fossem desrespeitados, mantendo-se intacta a sua integridade moral, financeira e administrativa.

Iniciamos no meio desta década, as nossas atividades fora de Minas Gerais. Em 1984, fomos pra goiás. Tocantins ainda nem existia. Estávamos, sem saber, iniciando a consolidação de uma política que ainda hoje prevalece: “Atender todo o Brasil”.

Anos 90. INÍCIO DO REAL

Época de incertezas. Collor “rodou a baiana”. Pediu modernidade, “Fora” às carroças, Sejam bem vindo os computadores. Foi um momento em que nossa empresa teve de aceitar o inevitável. O “velho”, estava velho. Os novos conceitos de qualidade chegavam ao Brasil. Crises mundiais fizeram com que vivessemos apreensivos quanto ao amanhã.

Tinhamos de decidir. Acelerar ou ficar ouvindo o “Jornal Nacional” ??? Aceleramos. Reiniciamos os investimentos na SATEL. Compramos uma grande quantidade de equipamentos novos. Tornamo-nos um dois maiores locadores nacionais. Reafirmamos o nosso “TARGET”: “Crescer e sem perder Qualidade”. Acentuamos o processo de troca periódica da frota.

Século 21 . NOSSO TEMPO, NOSSO MOMENTO…

Hoje, a sua SATEL – SAFAR TERRAPLENAGEM LTDA., conta com:

» Uma estrutura gerencial familiar apoiada por um quadro de funcionários administrativos que aliado ao constante processo de informatização e manipulação dos seus arquivos de dados, iniciado já em 1985, tornaram eficiente, simples e rápida a direção e controle de nossa empresa;

» Uma frota nova e moderna de equipamentos que pela jovem idade e pelas rigorosas normas de manutenção corretiva e preventiva, atingiram, com êxito, um dos mais reduzidos índices de parada mecânica verificados no mercado;

» Uma equipe de trabalho selecionada com o passar dos anos, constantemente estimulada pela valorização da sua produção, fazendo da nossa presença nos canteiros de obras um fato saudável e positivo;

» Um ótimo controle contábil e financeiro, permitindo que sejamos estáveis às flutuações do mercado.