Para que serve o Rolo Compactador?

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O rolo compactador de pneus é um equipamento amplamente utilizado em obras de pavimentação. Diferente de outros equipamentos como rolos vibratórios, o rolo de pneus obtém seus efeitos de compactação pelo próprio peso e pressão exercida sobre o solo.

A pressão de contato do equipamento sobre o solo pode ser variada de acordo com pressão dos seus pneus o que é feito diretamente no painel de controle do equipamento. Outro fator que pode variar a pressão do equipamento sobre o solo é o lastro utilizado. Este pode ser preenchido de areia, areia úmida, cascalho ou até areia e ferro, atingindo seu máximo peso operacional.

A qualidade dos conjunto de pneus, que preferencialmente deve ser de mesma marca e medidas, também influencia diretamente nos efeitos de compactação do equipamento. Sabendo disso, a SATEL mantem em seus equipamentos pneus de primeira linha e antes da mobilização se atenta a condição em que os mesmos se encontram.

A etapa de compactação de solos e asfaltos costuma ser uma das fases mais importantes no processo de construção de rodovias. Uma falha na hora de compactar o subleito de uma rua pode comprometer todas as camadas acima.

O que acontece é que muitas construtoras não dão a importância e nível de preocupação corretos para esse detalhe, e acabam comprometendo totalmente a qualidade final da pavimentação. Para que isso não aconteça, é ideal conhecer os tipos de rolos compactadores que se está usando. 

Os rolos compactadores, também conhecidos como rolos compressores (muito embora essa última forma não seja 100% correta), são equipamentos destinados à etapa de compactação de algum tipo de material, normalmente de uma rua ou rodovia que acabou de ser asfaltada.

Em terraplenagem, a ideia é compactar a terra para preencher vazios no solo, aumentando a capacidade de suporte do mesmo.

Já na compactação asfáltica, o rolo compactador compacta o outros materiais como brita ou asfalto para garantir principalmente a durabilidade desse asfalto. Além disso, também sela a superfície para que a água não penetre em sua estrutura.

Cada tipo de rolo compactador é destinado para uma função específica. Escolher corretamente cada modelo reflete grandemente no resultado final do trabalho. Confira a seguir os tipos de rolos compactadores e suas funções.

 

Tipos de Rolos Compactadores:

Rolo Compactador de Pneus Muller AP26

  • Motor Cummins 6B, 5,9L, 111 hp
  • Peso Sem Lastro 9500 kg
  • Peso Máximo 26000 kg
  • Configuração: 7 Pneus
  • Cabine Coberta em Fibra
  • Largura de Compactação: 1900 mm

 

Rolo Compactador Estático Muller TC18

  • Motor Cummins 6CT, 8,3L, 180 hp
  • Peso Bruto 15000 kg
  • Velocidade de compactação 10,94 km/h
  • Cabine reforçada
  • Capacidade de lastro 3000 kg

 

Rolo Compactador Vibratório Dynapac CA150

Informações Gerais

MOTOR
Cummins 4BT3.3, Diesel
Cilindrada: 3300 cm³ (3,3 L)
Potência no volante: 80 hp (60 kW)

PESO OPERACIONAL
Peso Bruto: 8100 a 8800 kg
Peso operacional inclusive ROPS: 7400 kg
Peso do módulo do cilindro: 3700 a 3900 kg

CONFIGURAÇÕES GERAIS
Versões Asfalto ou Pata
Cabine Aberta Coberta
Largura de compactação: 1676 mm

Rolo Compactador Vibratório Dynapac CA250

Informações Gerais

MOTOR
Cummins QSB4.5, Diesel
Cilindrada: 3900 cm³ (3,9 L)
Potência no volante: 110 hp (82 kW)

PESO OPERACIONAL
Peso Bruto: 12900 a 13050 kg
Peso operacional inclusive ROPS: 10200 a 11600 kg
Peso do módulo do cilindro: 5600 a 7000 kg

CONFIGURAÇÕES GERAIS
Estrutura ROPS/FOPS
Versões Liso ou Pata
Cabine Aberta ou Fechada com A/C
Largura de compactação: 2130 mm

Rolo Compactador Vibratório Dynapac CA600

Informações Gerais

MOTOR Cummins 6BTA, Diesel Cilindrada: 5900 cm³ (5,9 L) Potência no volante: 173 hp (129 kW) PESO OPERACIONAL Peso Bruto: 18600 kg Peso operacional inclusive ROPS: 18300 kg Peso do módulo do cilindro: 12200 kg Peso do módulo traseiro: 6100 kg CONFIGURAÇÕES GERAIS Estrutura ROPS/FOPS Cabine Fechada com A/C Largura de compactação: 2130 mm

Rolo Compactador Vibratório Muller VAP70

Informações Gerais

MOTOR Cummins 6BT, Diesel Cilindrada: 5900 cm³ (5,9 L) Potência no volante: 152 hp (113 kW) Torque Máximo: 336 Nm a 1200 rpm PESO OPERACIONAL Peso operacional: 9500 a 10100 kg CONFIGURAÇÕES GERAIS Cabine Coberta em Fibra Versões Liso ou Pata Largura de compactação: 2140 mm

Rolo Compactador Vibratório Muller VAP70II

Informações Gerais

MOTOR Cummins 4BTA, Diesel Cilindrada: 3900 cm³ (3,9 L) Potência no volante: 125 hp (93 kW) Torque Máximo: 451 Nm a 1500 rpm PESO OPERACIONAL Peso operacional: 10000 a 11200 kg CONFIGURAÇÕES GERAIS Cabine Coberta em Fibra Versões Liso ou Pata Largura de compactação: 2150 mm

Rolo Compactador Vibratório Caterpillar CB534D

Informações Gerais

MOTOR Caterpillar® 3054C, Diesel Cilindrada: 4400 cm³ (4,4 L) Potência no volante: 130 hp (97 kW) PESO OPERACIONAL Peso Bruto: 10000 kg Peso Bruto Eixo Dianteiro: 5066 kg Peso Bruto Eixo Traseiro: 4942 kg CONFIGURAÇÕES GERAIS 5 Amplitudes de Vibração Estrutura ROPS/FOPS Largura de Compactação: 1700 mm