Principais Máquinas usadas na Terraplenagem

Início » Principais Máquinas usadas na Terraplenagem
Principais Máquinas usadas na Terraplenagem - SATEL

Principais Máquinas usadas na Terraplenagem: Quando falamos de Terraplenagem o significado é básico, é um conjunto de operações que são necessárias para remover a terra dos lugares em que se encontram em excesso e levar até os que estão em falta. Tudo isso, tendo em vista um projeto criado por um engenheiro da área. Para cumprir com a tarefa, os profissionais fazem o uso de máquinas usadas em terraplenagem. Mas você sabe quais são elas?

A construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou até mesmo de um aeroporto exige a execução de serviços de terraplenagem prévios. Com isso, regulariza-se o terreno natural de acordo com o projeto que se deseja implantar. A edificação de fábricas ou usinas hidrelétricas também requerem esse procedimento.

Então veja a seguir quais são os principais tipos de máquinas de terraplenagem e como elas são usadas!

O uso de máquinas de terraplenagem

Para fazer a terraplenagem de um terreno utiliza-se métodos de escavação mecânicas. Por meio deles o solo é removido e transportado por máquinas específicas. Enquanto os tratores são usados para a terraplenagem superficial, as pás mecânicas e máquinas de escavação fazem o trabalho mais pesado.

Alguns métodos como o de escavação hidromecânico, por exemplo, fazem o uso de máquina para terraplenagem do tipo escavadoras hidráulicas. Essas máquinas de terraplenagem trabalham com a massa de terra sendo auxiliadas pela pressão de um jato de água ou dragas de sucção.

Tanto o transporte, como a escavação e empilhamento do solo, são operações combinadas contínuas, que proporcionam eficiência maior no resultado desejado, formando o que conhecemos e chamamos de terraplenagem.

Principais máquinas de terraplenagem

Caminhão Basculante

Essencial para apoiar serviços de escavação e demolição, esse tipo de caminhão é excelente para transportar cargas volumosas como entulhos e terra. Além disso, garante a segurança dos profissionais e uma maior praticidade.

Escavadeira

Considerado um equipamento de escavação muito poderoso, a escavadeira permite que grandes profundidades sejam atingidas em minutos, tudo isso graças a sua hidráulica. É usada em vários tipos de serviços e projetos de terraplenagem.

Mini carregadeira

Usadas em obras menores e específicas, ela é perfeita para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a desagregação de terra. Por ser um equipamento bastante compacto, é uma boa opção para ser usada em espaços reduzidos.

Mini escavadeira

Assim como a mini carregadeira, essa máquina também é compacta e indicada para canteiros de obra reduzidos e terrenos acidentados. Sua função é retirar o entulho e tornar a obra mais rápida.

Motoniveladora

Também conhecida como niveladora de estrada, ou então, simplesmente como “patrol”, essa máquina é indicada para fazer a preparação e nivelamento do solo, criando superfícies planas. Além disso, também pode criar superfícies inclinadas ou transversais.

Rolo compactador

Equipamento bastante usado na terraplenagem, é de fácil operação e também pode ser utilizado em compactação de solo, cascalho, concreto, asfalto e na manutenção de estradas e fundações.

Sua principal função é compactar a superfície e o solo como um todo, igualando locais de construção em estradas, pistas de aeroportos, edifícios etc.

Retroescavadeira

Usada para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a terraplanagem, a retroescavadeira conta com braço e lança de longo alcance, possibilitando uma melhor performance nas escavações profundas. Sua indicação é para escavações de grande porte, abertura de valas, carregamento de caminhões em terrenos secos e firmes e nivelamentos

Trator de esteira

Ideal para nivelar e preparar os solos, os tratores de esteira são usados em operações de terraplenagem, conservação e abertura de estradas, empilhamento, trabalhos de desbravamento, limpeza final, agricultura e mineração.

Empilhadeira

A principal função da empilhadeira é movimentar materiais carregando-os e descarregando-os em paletes. É um equipamento considerado indispensável para organizar ambientes e fundamental no canteiro de obras.

Bulldozer

Outro nome para o trator de esteiras, é um equipamento que com uma lâmina de aço reta ou curva, situada na parte dianteira do trator e perpendicular ao eixo da máquina. Essa lâmina permite que um melhor descolamento de materiais e a limpeza das áreas. Ele também é essencial para grandes obras pois é utilizado em conjunto com os Scrapers.

Scraper

É uma das máquinas de terraplenagem usada para extração de terra em camadas. Sua principal vantagem é sua versatilidade, que permite que operações de carga, transporte e descarga possam ser realizadas por uma única máquina, com ajuda de um trator de esteiras normalmente.

Pás carregadeiras

Usada para nivelar terrenos e fazer a remoção de solo quando o mesmo se encontra em excesso em determinados locais do projeto. Além disso, ela também é usada para carregar outros materiais no canteiro de obras. O solo deve estar seco e firme para que a máquina consiga trafegar tranquilamente.