A compactação do solo, como previnir

Início » A compactação do solo, como previnir
A compactação do solo, como previnir

O aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade acontecem através da compactação do solo, no qual o solo é submetido a um grande esforço ou pressão contínua.

Isso acontece, entre outros motivos, em função do tráfego de tratores e máquinas agrícolas pesadas, do pisoteio do gado sobre o campo ou do manejo do solo em condições inadequadas de umidade. Além disso, certos tipos de solo são mais vulneráveis à compactação.

A compactação do solo é um dos fatores que podem causar queda na produtividade da lavoura. Esse tipo de problema atrapalha a infiltração de água e troca gasosa entre o solo e atmosfera. É importante medir e controlar a compactação do solo para evitar que seus efeitos causem queda de produtividade e baixos retornos econômicos na agricultura, já que  influencia negativamente o crescimento de raízes, e faz com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento, já que os solos compactados têm menor capacidade de aeração. As plantas ficam mais expostas a doenças, principalmente nas raízes. Há relatos de relação de compactação com maior incidência de diversas doenças e também de nematóides.

As ameaças do solo compactado para a lavoura

Compactação de solo: Como identificar

 

A lavoura pode apresentar alguns sintomas que indicam a compactação do solo. Por exemplo: menor desenvolvimento da cultura, pouco desenvolvimento das raízes, redução de produtividade e dificuldade de infiltração de água no solo. Algumas vezes, o problema fica “escondido” e só se manifesta em condições específicas como, por exemplo, uma estiagem durante o desenvolvimento da cultura.

Como realizar a medição de compactação de solo

 

A análise da compactação pode ser feita de duas formas:

O produtor pode optar por realizar o processo de forma pontual, nas áreas de lavoura onde existe dúvida sobre a condição do solo ou em toda a lavoura, fazendo um mapeamento. Na forma pontual, a análise é feita em locais onde existem indícios, como manchas na lavoura ou plantas apresentando menor crescimento.

Os equipamentos eletrônicos armazenam informações durante a penetração e fornecem a análise do perfil do solo a cada centímetro.

Compactação de solo: Valores da medição

 

O investimento no caso da compra dos equipamentos varia entre em R$ 6 e 20 mil, dependendo do tipo.

Se o produtor optar pela contratação de empresas de consultoria, o valor varia nas diferentes regiões do país e do pacote de serviços.

Compactação de solo: Os vilões

 

O excessivo tráfego de máquinas agrícolas, implementos e animais podem causar a degradação do solo. Um dos grandes desafios nas operações agrícolas, bem como descompactação de solo, é a correta adequação entre potência do trator e implemento.

A principal causa da compactação do solo é o manejo inadequado, já que o tráfego intenso de máquinas pesadas com condições inadequadas de umidade é o principal vilão. Os cuidados calibragem dos pneus, por exemplo, são importantes na distribuição do peso das máquinas sobre o solo.

Compactação de solo: Uso de pneus

 

Por falar em uso de pneus, esse cuidado é super importante. O uso de pneus radiais nas máquinas agrícolas e operações com tráfego controlado evitam a compactação de solo.

A utilização de  pneus radiais, aumenta  36% a mais de área de contato com o solo aumentando sua flutuação e diminuindo a compactação. Com o tráfego controlado, temos uma maior integração entre as máquinas obedecendo mesmo trajeto para as operações agrícolas.

Compactação de solo:  A importância do sistema de plantio

 

Áreas de sistema de plantio direto, com rotação de culturas, plantas de cobertura e cobertura de palhada favorecem o solo.

A presença de diferentes espécies de plantas e raízes ajuda na estruturação física do solo, reduzindo a sua compactação.

Compactação de solo:  Cuidados com a lotação de pastagem

 

Em áreas de integração lavoura-pecuária, é importante ter cuidado com a lotação das pastagens, já que sabemos que lotação excessiva de animais pode ser uma causa de compactação nas camadas superficiais.

Compactação de solo: Frequência de análise de solo

 

Em áreas de solo compactado, o indicado é o acompanhamento anual. Já em áreas em que não há registro de compactação, as medições de acompanhamento podem ser repetidas em um espaço maior de tempo, de dois ou três anos.

Portanto sempre meça e controle a compactação do solo, fique atento a todos as variações  e a tudo que o terreno está apresentando.

Visite sempre o nosso blog!