Como aumentar a produtividade de máquinas pesadas

Início » Como aumentar a produtividade de máquinas pesadas

Qualquer grupo ou empresa que atua no ramo da construção civil busca, naturalmente, conseguir a maior produtividade possível de suas equipes e máquinas. O objetivo é alcançar um ótimo desempenho que ao mesmo tempo gere um mínimo (ou nenhum) desgaste ao equipamento e, dessa forma, seja possível expandir sua vida útil para que suas máquinas pesadas possam ser utilizadas em um maior número de projetos futuros.

Para se conseguir manter essa produtividade alta, bem como preservar o equipamento, é preciso que se tenha atenção e cautela com uma série de fatores – que vão desde a manutenção preventiva das máquinas pesadas até a forma como elas são utilizadas em cada projeto, passando por uma adequada verificação e preparação do local em que as máquinas pesadas irão operar, entre outros fatores.

Separamos hoje algumas dicas de como aumentar a produtividade de máquinas pesadas para que você possa fazer uma adequada manutenção de todo o seu equipamento e, assim, apresente um bom desempenho e alcance os melhores resultados em seus projetos.

Cuidados com a manutenção de máquinas pesadas

O primeiro passo para que seja possível aumentar a produtividade de máquinas pesadas é assegurar que aquelas que serão utilizadas na operação, seja ela qual for, estejam em ótimo estado. Para isso, é necessário que elas sejam submetidas à manutenção preventiva e periódica de forma que se consiga evitar problemas e garantir que cada parte do equipamento possa apresentar o melhor desempenho possível no momento de ser colocada para trabalho.

A manutenção de máquinas pesadas é constituída de uma série de processos (sendo alguns deles mais simples, outros um pouco mais complexos) que devem ser sistematicamente verificados para que se possa garantir que seu equipamento esteja sempre em perfeito estado de conservação e operação.

Comece tomando notas de tudo o que você conhece sobre suas máquinas pesadas: seu consumo de combustível, o quanto produz em média, o quanto gasta com manutenção, entre outros dados. Tenha essas informações organizadas (em uma planilha, por exemplo), pois manter o controle dessas informações o permite uma melhor e mais precisa noção sobre o desempenho e as necessidades de seu equipamento.

Faça manutenções periódicas: geralmente é necessária uma manutenção completa das máquinas pesadas após as primeiras 50 horas de atuação, e as seguintes devem ocorrer a cada 250 horas de trabalho. Lembre-se de frequentemente verificar os níveis de fluidos (óleo, água, entre outros), bem como peças pequenas e/ou frágeis como buchas, pinos, correias, etc.

Use sempre peças e produtos de qualidade em suas máquinas pesadas, pois embora necessitem de um maior investimento financeiro, você obterá um melhor desempenho e maior durabilidade desses elementos – além de garantir que eles não irão prejudicar suas máquinas pesadas nos processos aos quais elas serão submetidas.

Preparação do local de trabalho de máquinas pesadas

Antes de se iniciar o trabalho com as máquinas pesadas é necessário que o ambiente em questão seja devidamente preparado. Um nivelamento prévio do terreno, por exemplo, é fundamental para que se tenha alta produtividade – pois assim se reduz o desgaste ao qual o equipamento estará sujeito, e, consequentemente, a operação pode se transcorrer com maior segurança.

É importante que seja feita uma avaliação geral do local de atuação das máquinas pesadas para que se possa verificar, entre outros fatores, a inexistência de objetos ou quaisquer outros elementos próximos ao raio de giro e/ou área de trabalho da máquina que possam vir a atrapalhar sua operação ou apresentar qualquer risco à segurança das pessoas e/ou estruturas presentes no local.

Cuidados na operação de máquinas pesadas

A regra de ouro no que diz respeito à operação de máquinas pesadas é simples: respeite a capacidade de seu equipamento. A sobrecarga é um dos fatores de maior influência no desgaste precoce de máquinas pesadas. Por isso, evite fazer com que o equipamento trabalhe com cargas maiores do que ele suporta.

Três dicas simples que agem em conjunto no momento de trabalho das máquinas pesadas e podem ser valiosas para sua produtividade são as seguintes:

– Conheça seu equipamento (bem como suas características e limitações);

– Garanta que a pessoa que com ele trabalhará é capacitada para operá-lo;

– Certifique-se de que sua máquina é apropriada para trabalhar no terreno em questão – e que este, por sua vez, esteja devidamente preparado para a operação.

Assegurando-se de sempre verificar esses três pontos você certamente estará preservando melhor suas máquinas pesadas e, assim, aumentando consideravelmente sua produtividade.

Esperamos que nossas dicas sobre como aumentar a produtividade de máquinas pesadas tenham sido úteis para você. Em nossa página você pode encontrar outros tópicos relacionados que certamente irão te ajudar com suas dúvidas a respeito. Confira!