Como aumentar a vida útil do trator agrícola

Início » Como aumentar a vida útil do trator agrícola

Tem se tornado cada vez mais curtas as janelas de preparo de solo, tornando, assim, primordial que as máquinas utilizadas em processos agrícolas tenham disponibilidade no campo. É possível se estimar que um trator agrícola, por exemplo, pode vir a alcançar uma vida útil de aproximadamente 10 a 15 mil horas de trabalho – entretanto, essa durabilidade está intimamente relacionada com os cuidados que o equipamento tempo, o tipo de operação ao qual estará sujeito, entre uma série de outros fatores.

Os cuidados periódicos, feitos de acordo com as instruções que constam no manual do equipamento, são de suma importância para o trator agrícola. É preciso que se tenha cautela e atenção com as verificações e ajustes necessários às peças e implementos da máquina, bem como o controle da lubrificação e outras regulagens específicas, variáveis de acordo com a aplicação.

Hoje trazemos a você algumas dicas referentes aos cuidados que se deve ter com o trator agrícola. Essas práticas são fundamentais para se manter uma preservação adequada do estado de conservação de sua máquina e, assim, não apenas se manter bons níveis de produtividade, mas também se expandir tanto quanto possível sua vida útil. Confira:

1.      Siga o manual do operador

É fundamental que seja feita a leitura e constante consulta ao manual de instruções do trator agrícola. Nele encontram-se não só orientações específicas de como se fazer a correta utilização da máquina, como também procedimentos relativos à sua manutenção e dicas de utilização que visam o melhor desempenho e preservação do equipamento.

2.      Faça manutenção diária

A manutenção periódica não só tem um custo significativamente mais baixo do que a reparação do equipamento danificado, como também atua diretamente na prolongação da vida útil do trator agrícola.

Ao realizar a manutenção frequente, há alguns itens que devem ser verificados com maior minúcia. Confira abaixo alguns deles:

Verifique se o fluído de arrefecimento apresenta não só os aditivos apropriados, mas está também no nível adequado. A substituição do fluido deve ser feita caso sua coloração apresente um aspecto enferrujado;

Siga rigidamente os prazos (que constam no manual de instruções) relativos à lubrificação das peças móveis. Ao realizar essa tarefa, busque utilizar produtos sugeridos pelo fabricante;

Tenha atenção com a qualidade do combustível: por meio de drenagem dos filtros (que também devem ser substituídos quando necessário), elimine diariamente a água do sistema. Mantenha cuidados relativos ao armazenamento do combustível, isto é, atente-se ao prazo de validade e aos devidos cuidados com sua limpeza;

Ao manusear peças mais frágeis, aja com maior delicadeza e cuidado para evitar possíveis acidentes;

Para evitar a oxidação e o acúmulo de resíduos no equipamento, lave-o com frequência, guardando apenas após estar completamente seco, de forma a evitar qualquer excesso de água em sua superfície, sobretudo em cabos elétricos e/ou conectores.

3.      Use peças originais

Além de apresentam maior qualidade, especificações ideais para cada uma das máquinas pesadas, e maior confiabilidade, as peças genuínas, ao serem instaladas pela concessionária, possuem garantia de fábrica, geralmente. Ao optar por peças genéricas, a recomendação é que se preze por itens de qualidade para que assim o desempenho do trator agrícola em questão não seja comprometido.

4.      Opere o trator adequadamente

Garanta que o indivíduo responsável pela operação do trator agrícola seja devidamente capacitado. Dessa forma, é possível se assegurar que sua máquina não apenas será manuseada de forma correta, como o profissional terá a capacidade de identificar quaisquer eventuais problemas que o equipamento possa vir a apresentar. Da mesma forma, os implementos a serem utilizados em conjunto ao trator agrícola devem também ser adequados à atividade que ele exercerá e ao tipo, tamanho e peso específicos daquele equipamento. Os ajustes no trator agrícola incluem itens como as regulagens hidráulicas, rodado, marcha, lastros e rotações do motor adequadas.

5.      Consulte a concessionária

Devido à modernização de máquinas agrícolas, os equipamentos relacionados vêm apresentando uma crescente evolução na tecnologia que neles é aplicada. Dessa forma, recomenda-se a consulta a concessionárias autorizadas sempre que necessário, pois somente elas podem oferecer serviços 100% confiáveis – o que se dá pelo fato de possuírem acesso a peças originais, ferramentas especiais, e, acima de tudo, pessoal capacitado para que possam não só executar os procedimentos necessários como também orientar o produtor através de todo o processo em questão.

Esperamos que essas dicas de como aumentar a vida útil do trator agrícola tenham sido úteis para você. Possui mais alguma dúvida a respeito? Entre em contato conosco!