Como saber se seu terreno precisa de Terraplenagem?

Início » Como saber se seu terreno precisa de Terraplenagem?
Como saber se seu terreno precisa de Terraplenagem?

Descubra agora se o seu terreno precisa de Terraplenagem

Se você quer saber se o seu terreno precisa de terraplenagem, são necessárias algumas análises para que seja possível se chegar a uma conclusão. Porém, uma constatação é certa: a grande maioria dos terrenos acaba tendo que passar pela terraplenagem antes da construção ser iniciada.

Definição de Terraplenagem

Como já sabemos, a terraplenagem é uma técnica construtiva que tem como função realizar o nivelamento do solo, retirando a terra dos locais mais elevados para colocar na parte mais baixa do terreno. Além disto, com a terraplenagem é feita a limpeza do local, removendo eventuais detritos, como vegetação, restos de árvores, pedras, etc.

Seu terreno precisa de Terraplenagem?

Para se fazer a constatação de que o seu terreno realmente precisa de terraplenagem, é necessário saber informações das suas cotas e níveis relativos ao local onde a construção será projetada. Se o terreno tiver cotas muito acima (em aclive) ou muito abaixo (em declive) das cotas da rua, é importante contratar um levantamento planialtimétrico elaborado por um profissional topógrafo.

Caso as cotas estejam com desníveis próximos a 1 metro, o seu próprio mestre de obras poderá medir os níveis. Com o auxílio de uma mangueira de água, réguas ou guias, ele deverá marcar a altura e desenhar um perfil com as medidas de cotas do terreno que definirão a locação da obra. O ideal é que o nível plano do lote esteja o mais próximo possível das cotas e níveis da rua que dá acesso ao seu terreno.

Nessa etapa, também é interessante que o responsável técnico pela execução da obra avalie o tipo de solo e a sua resistência para suportar a carga que será depositada na fundação, principalmente onde ocorrem os aterros, já que sobre aterros recentes é impróprio, por exemplo, assentar as sapatas.

Quanto custa realizar a Terraplanagem?

O valor desse serviço irá depender de alguns fatores do terreno, como:

Avaliados esses fatores, o custo pode variar até 1/5 do valor total de uma construção. Quanto maior a movimentação de terra nos cortes e aterros, além da quantidade de detritos existentes na superfície do solo, maior será o tempo para concluir os serviços. Automaticamente, o preço da terraplenagem sobe.

Máquinas indicadas para a Terraplenagem

Algumas das máquinas para terraplanagem são:

Onde encontrar uma boa máquina para Terraplenagem?

A Satel é uma empresa que atua há mais de 40 anos no mercado de aluguel de máquinas pesadas, oferecendo as melhores máquinas para a sua construção. Além das opções para terraplenagem, temos à sua disposição um vasto leque de opções de equipamentos para locação.

Fale com a Satel

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamento

Artigos Relacionados

Aproveite para ler também outros conteúdos exclusivos e ricos em informações, que podem te interessar: