Demolição controlada – o que é, como é feita e para quais casos é indicada?

Início » Demolição controlada – o que é, como é feita e para quais casos é indicada?
Demolição controlada – o que é, como é feita e para quais casos é indicada?

É chamada de demolição controlada aquele processo em que deve ser tomado o maior cuidado possível para que não sejam causadas vibrações impactantes, sobretudo nas estruturas remanescentes. É um processo de alta precisão e geralmente é indicado para situações como hospitais, rodovias, abertura de passagem para instalações hidráulicas ou elétricas, modificações estruturais, entre outras.

No momento da contratação do serviço de demolição controlada, há uma série de elementos que devem ser sistematicamente verificados de maneira a minimizar tanto quanto possível toda a chance de ocorrerem quaisquer tipos de problemas – e entre essas verificações, a que vem em primeiro lugar é referente à garantia de saúde e integridade física de todas as pessoas que atuarão naquele procedimento. Para isso, é importante que a empresa contratada para a realização do serviço apresente a certidão de registro dos funcionários, o atestado de saúde ocupacional e o certificado de treinamento da equipe – para se possa assegurar que todos os seus membros estejam perfeitamente capacitados para a realização daquele tipo de trabalho.

Os equipamentos empregados dependem do porte da obra, podendo ser utilizados desde talhas e cortadoras, até máquinas pesadas como escavadeiras hidráulicas e a utilização de perfuratrizes com brocas diamantadas e serra “cliper”, para trabalhos de maior volume. Esses equipamentos têm como base o corte diamantado, que apresentam tanto um desempenho de alta performance quanto um excelente resultado.

É importante também que o orçamento seja elaborado com muita cautela e que no momento da contratação todos os itens sejam muito bem especificados de forma que todas etapas do procedimento, equipamentos utilizados e profissionais que trabalharão na obra em questão estejam devidamente listados e aprovados pelo contratante.

É importante também pontuar que há uma série normas de segurança que devem ser rigorosamente seguidas numa demolição controlada para que não haja imprevistos e seja colocada em risco a saúde (ou, em certos casos, até mesmo a vida) de não só as pessoas que trabalharão no ambiente, mas também daquelas que ali frequentam.