Dicas para correta utilização de tratores

Início » Dicas para correta utilização de tratores

Tratores são um tipo de máquina pesada que devem ter suas medidas de segurança seguidas com cautela e rigidez, independentemente do momento ou porte de sua obra ou safra agrícola. Muitas vezes há a ocorrência de acidentes, algumas vezes até fatais, devido ao mal uso desse tipo de equipamento – acidentes esses que poderiam ser evitados se houvesse o simples comprometimento de se seguir corretamente as regras básicas de operação.

É tendo isso em vista que separamos hoje para você algumas dicas sobre a segura utilização de tratores. Se corretamente seguidas, elas irão reduzir bastante as chances de acidentes em sua obra, garantindo a proteção de seus trabalhadores, e, por consequência, diminuir também as chances de prejuízos financeiros no seu negócio. Confira:

Leia o manual de instruções

Toda máquina pesada tem um manual de instruções de operação. Nele é possível encontrar explicações detalhadas sobre o equipamento em questão, inclusive listas de principais situações que podem vir a levar os tratores a operarem de maneira diferente do previsto.

É fundamental que o indivíduo que irá operar o trator conheça não apenas seu manual de instruções, mas também verifique o manual dos implementos a serem utilizados na máquina. Geralmente esses implementos também possuem um manual de instruções.

Siga as recomendações

Há uma série de recomendações para a correta operação de tratores. Ao subir na máquina, por exemplo, deve-se evitar segurar no volante ou até mesmo simplesmente adentrar a cabine de alguma forma que fuja do recomendado.

Outra recomendação básica diz respeito à limpeza do trator: certifique-se de que a máquina esteja limpa no momento de operação, sobretudo nas escadas apropriadas para o acesso à cabine do equipamento.

Ao transportar pessoas, garanta que elas estão em plataformas específicas para essa operação (como carretas, por exemplo).

Conheça a máquina

É primordial que a pessoa responsável pela operação do trator conheça detalhadamente a máquina em questão. Assim, evidentemente, há a maior segurança de que suas tarefas transcorrerão da melhor forma possível, mesmo se houver situações mais delicadas durante o trabalho.

Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório em tratores equipados com proteção contra capotamento ou arco de segurança. Se a máquina a ser utilizada não possuir esses itens, recomenda-se que o operador não utilize o cinto de segurança para que, no caso de um capotamento, por exemplo, a pessoa não fique presa.

Evite sobrecarregar a máquina

Apesar de se tratarem de veículos robustos, todos os tratores são máquinas pesadas cuja potência, constituição e tamanho são designados de forma a atuarem de forma mais adequada para certos tipos específicos de tarefas. Conheça o limite de resistência do trator a ser utilizado e verifique se aquela máquina é a mais apropriada para o trabalho em questão, de forma que assim se evite que a máquina passe por qualquer tipo de sobrecarga.

O desempenho das tarefas de máquinas agrícolas pode ocorrer de forma simples e tranquila, desde que se tenha atenção às recomendações específicas e se garanta que o profissional envolvido tenha a competência necessária para operá-las corretamente.

Dúvidas podem surgir a qual momento da operação – e caso isso aconteça, não hesite em suspender a tarefa e busque se informar imediatamente. Dessa forma, é possível evitar acidentes e se garantir que todo o trabalho transcorra com segurança e eficiência.

Possui mais alguma dúvida relativa à operação correta de tratores? Entre em contato conosco!