Dicas para manter sua escavadeira em bom estado

Início » Dicas para manter sua escavadeira em bom estado

Como qualquer peça de equipamento de construção civil, sua escavadeira precisa passar por um hábito de constante manutenção para que apresente sempre elevados níveis de produtividade e vida útil. Hoje separamos para você algumas dicas sobre pontos a serem verificados em sua escavadeira para que você garanta que ela esteja sempre em bom estado. Confira:

Lubrificação

Pinos e buchas requerem lubrificação constante com graxa e os operadores devem realizar essa verificação com frequência. Se uma mesma escavadeira costuma ser utilizada por mais de um operador, sugere-se que partes menos evidentes que devem também ser lubrificadas sejam marcadas com tinta alaranjada para que assim todos os usuários daquela máquina sejam lembrados da realização dessa tarefa.

Bateria

Falhas elétricas podem ser causadas à escavadeira por uma célula de bateria defeituosa. Durante as operações, a maior parte do sistema deve ter pelo menos 18 volts a qualquer momento. Isso se deve ao fato que, caso o nível venha abaixo dos 18 volts, o sistema passa a funcionar de forma imprevisível, podendo causar falsas leituras, trazer problemas para as funções hidráulicas ou para o comando do acelerador, entre outras intempéries. Por essa razão, é fundamental que a manutenção periódica de diferentes aspectos da escavadeira seja devidamente verificada por um profissional capacitado.

Cilindros hidráulicos

As hastes e superfícies cromadas dos cilindros hidráulicos da escavadeira devem ser sempre verificadas. Imperfeições em sua superfície pode permitir que corpos estranhos afetem as juntas anelares do cilindro e, assim, prejudicar seu devido deslizamento ao redor do eixo.

Óleo de engrenagem

A cada 1000 horas de operação da escavadeira deve ser mudado o óleo de engrenagem. Desconsiderar os níveis de óleo da caixa de velocidades pode causar sérios danos ao equipamento. Verificar que os níveis de óleo estão abaixo do indicado pode ser um indício de problemas como vazamento ou lubrificação de engrenagens insuficiente. Dessa forma, é de vital importância que os operadores da escavadeira estejam sempre atentos a quaisquer vestígios de água ou outros líquidos que podem indicar algum mal funcionamento.

Por fim, um dos melhores conselhos que podemos sugerir no que diz respeito à correta manutenção da sua escavadeira é que você tenha sistematicamente registradas toda e qualquer intervenção que possa ter sido ou vir a ser realizada em qualquer nível de sua frota.

Dessa forma, é possível que você tenha total controle sobre o estado de preservação de seu equipamento, garantindo assim que ele apresentará não só um bom desempenho em suas operações futuras como terá também uma vida útil mais longa.