Motoniveladoras

Início » Motoniveladoras

O que é?

As motoniveladoras são equipamentos que com a demanda de produção em larga escala e alta precisão nas obras de construção civil se consolidou como um elemento essencial nas obras. É uma máquina que também é conhecida como patrol, e basicamente possui duas ferramentas:

  • Lâmina: tem finalidade de cortar, nivelar, espalhar montes de materiais. Fica no centro do chassis da máquina e pode se movimentar na horizontal, vertical e girar sobre o próprio eixo, podendo até se projetar para fora do equipamento “em posição de rampa” sendo utilizada para acabamentos de taludes. Possui larguras de 3658 mm (120H, 12H e 12K) e 3700mm (140K).
  • Escarificador: pode ser instalado na parte traseira ou central do equipamento. É um conjunto de dentes utilizados para quebrar a estrutura do solo. Geralmente utilizada em solos virgens para facilitar o trabalho da lâmina.

O conjunto das motoniveladoras é essencial em obras de terraplenagem. Com a precisão de aproximadamente um centimetro, é fundamental em obras de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, barragens.