Motoniveladora, porque é tão importante

Início » Motoniveladora, porque é tão importante

A motoniveladora é uma máquina muito presente nas atividades da construção civil em conjunto com diversos outros maquinários, esse equipamento é o principal responsável pelo nivelamento de platôs e estradas.

A motoniveladora é basicamente um veículo com 6 rodas, 4 das rodas se localizam na parte traseira, proporcionando maior força, sustentando o peso do motor.

A motoniveladora é um equipamento muito utilizado em atividades de terraplanagem, equipada com um motor próprio.

É um equipamento que voltado para produção em larga escala, com alta eficiência e precisão. Com a grande demanda da construção civil, a utilização de máquinas pesadas e cada vez mais comum, isto porque ferramentas como esta auxiliam no dia a dia na realização da atividade da sua construção.

Utiliza-se as motoniveladoras Caterpillar, modelos 120H, 12H, 12K e 140K para nivelar terrenos diversos, essa máquina é um desafio para qualquer solo. Com essa máquina é possível auxiliar em obras de pavimentação das rodovias e urbanas, terrenos irregulares, terraplanagem e terrenos degradados.

Além disso, equipamentos como este é mais do que necessário para um bom desempenho da sua obra, uma referência quando o assunto é qualidade e marca da empresa Caterpillar, é fabricada aqui no Brasil, o modelo 140k é um equipamento que oferece um excelente desempenho na potência e produtividade.

Um fabricante também muito conceituado neste mercado é a Volvo que hoje disponibiliza no mercado o modelo de motoniveladora G940, este equipamento possui um excepcional motor com potência de 160KW. Assim como as motoniveladora Caterpillar, os equipamentos da marca Volvo também apresentam baixos índices de manutenção e uma excelente qualidade de serviço e acabamento. É claro que o acabamento e eficiência do equipamento depende na maior parte das vezes do operador.

Independente da escolha do seu fabricante, esse equipamento possui uma variedade incrível de aplicações para atender a sua obra, sendo assim, a motoniveladora ajuda aos trabalhadores a concluírem o objetivo do trabalho mais rápido e com mais precisão.

Aluguel de motoniveladora conheça as vantagens e desvantagens?

A motoniveladora também é conhecida no Brasil como Patrol ou Patrola. Com um funcionamento mais simples e mais completo a motoniveladora possui uma lâmina, situada na parte central do equipamento, que tem como função única cortar o material que está sendo trabalhado, podendo também só nivelar e raspar as camadas da terra de forma bem eficaz e rápida.

Este equipamento exige um espaço para se movimentar e aumenta rapidez na realização do seu trabalho, esse equipamento geralmente está associado as obras de terraplenagem e implantação de rodovias. Em cada passagem desse equipamento o mesmo raspa o material solto, consequentemente nivelando do solo para que os rolos compactadores adensem o material lançado na pista.

Este equipamento tem uma função diferente das retroescavadeiras e tratores, o trabalho da motoniveladora e bem mais fino e preciso.

Esse equipamento e essencial nas fases finais da terraplanagem, a locação da motoniveladora é de grande valia para a sua empresa, pois ela está associada ao tempo de uso do equipamento, com isso é possível utilizar o equipamento no período necessário e fazer a devolução do mesmo caso não precise utilizá-lo mais.

Além da produtividade temos que levar em consideração também o custo, pois a locação evita danos e prejuízos diretos para o cliente, em caso de manutenção ou defeito do equipamento a locadora te encaminha uma assistência técnica especializada necessária para que o seu equipamento receba a manutenção, tudo isto em um tempo rápido que não impacte a produtividade do cliente.

Não se pode esquecer de outra ferramenta que auxilia os trabalhos de terraplenagem, o escarificador. O escarificador pode se localizar entre a lâmina e roda dianteira ou pode também ser traseiro. Recomenda-se para efeitos de maior produção e força a instalação do acessório da parte traseira do equipamento e as motoniveladora Caterpillar da SATEL, são configuradas todas nesta versão.

O que devo avaliar quando eu for locar uma motoniveladora?

Vale lembrar, quer devemos pensar em tudo é até mesmo na segurança do operador que vai operar o equipamento, o mesmo deve possui um bom treinamento, o espaço deve se também avaliado por conta das manobras que o equipamento precisa realizar para a execução da atividade, é preciso ter um bom raio, quanto mais ampla a área mais adequada e precisa será a utilização da motoniveladora.

É preciso também garantir que não tenha folga na lâmina, isso deve ser avaliado antes de iniciar o trabalho com o equipamento, a potência deve ser verificada e levada em consideração apenas pela amplitude do terreno, além também da resistência, sendo assim ser o solo for denso, a potência do equipamento tem que ser maior.

Existem diversas marcas de motoniveladora no mercado além da Caterpillar, podemos citar a Jonh Deere, Case, New Holland, Volvo e outras. Dentre as quais, a Caterpillar se sobressai, devido ao conjunto de extrema eficiência e alto desempenho com baixo consumo de combustível. Dessa forma, NUNCA deve ser avaliada somente a potência e peso operacional do equipamento e sim o seu conjunto por completo.

Conhecendo a motoniveladora….

É importante conhece esse equipamento e a suas principais aplicações dentro do mercado.

A motoniveladora, contudo faz o nivelamento de estradas e caminhos de trafego de veículos e pessoas é sua principal função é e também uma das mais exigidas, no seguimento de terraplanagem também e muito utilizada, o equipamento garante o total domínio da produtividade.

O custo da locação de uma motoniveladora é muito menor do que a compra do mesmo, além disso, a locação faz com que você não sofra com um equipamento parado dentro da sua empresa gerando custos muitas vezes desnecessários.