O que é escavadeira?

Início » O que é escavadeira?
O que é escavadeira?

Entenda o que é Escavadeira e conheça detalhes sobre essa importante máquina

O que é Escavadeira | No artigo de hoje, você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre uma das principais máquinas pesadas: a escavadeira.

O que é Escavadeira?

A escavadeira, também conhecida como escavadora, é uma máquina pesada muito utilizada em construção de obras. É famosa por ser praticamente uma designação genérica de outros tipos de máquinas de escavar.

Quais as funções da Escavadeira?

As principais funções da escavadeira são:

Tipos de Escavadeira

Podemos destacar, ao menos, quatro principais tipos de escavadeiras, entre eles:

  1. Escavadeira hidráulica
  2. Escavadeira a cabos
  3. Escavadeira de arrasto (conhecida como Dragline)
  4. Retroescavadeira

Que tal descobrir um pouco sobre cada um desses tipos de escavadeira? Então, continue lendo…

Escavadeira hidráulica

Saiba agora o que é escavadeira hidráulica:

Usada, principalmente, para otimizar o trabalho de operários, a escavadeira hidráulica é uma máquina pesada que tem como principal objetivo retirar a terra de locais determinados pela obra. Ela é perfeita para construções longas e está muito relacionada às áreas de mineração.

A escavadeira hidráulica é uma máquina bastante conhecida, principalmente, por oferecer potência o suficiente no levantamento para a escavação em massa. Mas, um dos fatores que mais importantes sobre ela é, com certeza, a capacidade de manter um consumo extremamente baixo de óleo diesel, além de oferecer conforto e ergonomia ao operador. Ela também proporciona alta disponibilidade mecânica que, aliada a um motor extremamente silencioso, tem se tornado a cada dia um equipamento pesado de ampla utilização em obras.

Vale lembrar que a escadeira hidráulica converte a força do seu motor de alta potência em força hidráulica. Nos seus cilindros, a força hidráulica é convertida em força de elevação. Um sistema de bombas hidráulicas capta o óleo do tanque hidráulico, permitindo bombear o mesmo para diferentes pistões da máquina.

Vale lembrar que toda a força dos pistões da escavadeira hidráulica é aplicada na lança e nos braços, conseguindo, assim, movimentar a caçamba do equipamento. Podemos destacar seus principais componentes:

Ela é, certamente, uma boa máquina para quem deseja segurança, produção e economia.

Escavadeira a Cabos

Saiba agora o que é escavadeira a cabos:

A escavadeira a cabos é também um dos destaques do mercado que demanda alta produção. Pelo porte desse equipamento, ela, geralmente, é impulsionada por motores elétricos. Dependendo da escavadeira a cabo que você escolher, ela poderá ter carga útil de draga até, mais ou menos, 110 toneladas métricas. Lembre-se que, muitas das vezes, podem não estar disponíveis as quantidades padrões para observação.

Dragline ou escavadeira de arrasto

Este tipo de escavadeira é utilizado, principalmente, para a manipulação do solo. Vale lembrar que a escavadeira de arrasto oferece elevado raio de escavação. Além de oferecer alta qualidade, a escavadeira de arrasto tem uma importante participação na história das obras civis. No final das décadas de 60, foi amplamente utilizada, porém, atualmente é uma raridade.

Seu funcionamento se baseia, praticamente, em um trabalho que recebe auxílio de cabos que puxam a caçamba, sendo que essa tem um elevado peso próprio. Isso faz com que a ação de escavação ocorra em perfeito estado. Outra de suas principais características é a infinidade de tamanhos desse modelo presentes no mercado, principalmente por atingir um campo de trabalho mais elevado e voltado para obras de alta produção. Isso se deve pelo comprimento da sua lança e o alcance dos cabos, que facilitam a execução das obras.

A escavadeira de arrasto pode fazer a total diferença em uma obra.

Retroescavadeira

Saiba agora o que é escavadeira do tipo escavadeira:

A retroescavadeira é um tipo de escavadeira que se originou na Inglaterra e, por certo, se tornou destaque devido à sua alta praticidade e versatilidade. Derivada do trator agrícola e adaptada com uma pá (caçamba) para carregar e transportar materiais, passou a ser um equipamento amplamente utilizado no dia-a-dia das obras.

Com bastante semelhança a um trator, ela possibilita diversas atividades como vantagem, entre elas a capacidade de auxiliar na escavação de valetas para tubulação de água e esgoto e ajudar a carregar caminhões.

Muitas pessoas consideram a retroescavadeira um trator com pá. Mas, diferente de quase todas as máquinas pesadas, a retroescavadeira tem a utilidade principal em áreas rurais e urbanas, principalmente em aberturas de valas e pequenas obras.

Agora que você já sabe o que é escavadeira, vale destacar que, indiferentemente de reconhecimento social, cada um dos tipos de escavadeiras apresentadas se caracteriza de forma única e possuem importância nas obras. Em resumo, podemos evidenciar a propriedade multifuncional da escavadeira hidráulica em obras de todos os portes, a capacidade de manipulação dos solos da escavadeira de arrasto e, por fim, o desenvolvimento da retroescavadeira em campos diversos nas obras de pequeno porte.

Onde encontrar uma boa Escavadeira para alugar?

A Satel é uma empresa que atua há mais de 40 anos no mercado de aluguel de máquinas pesadas, oferecendo as melhores escavadeiras para a sua construção. Colocamos à sua disposição um vasto leque de opções de equipamentos pesados para locação.

Realize a locação de escavadeira na Satel e tenha a melhor máquina para a sua obra.

Fale com a Satel

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamento

Artigos Relacionados

Aproveite para ler também outros conteúdos exclusivos e ricos em informações que podem te interessar: