Entenda o que são Máquinas Pesadas

Início » Entenda o que são Máquinas Pesadas
Entenda o que são Máquinas Pesadas

O que são máquinas pesadas?

O artigo “O que são máquinas pesadas” foi criado para te auxiliar na hora de definir quais são as máquinas para a realização da sua obra. Conheça aqui as principais máquinas pesadas e saiba para que cada uma delas serve. Mas, primeiro vamos entender o que são máquinas pesadas

“Máquinas pesadas são equipamentos que auxiliam no dia-a-dia da construção de prédios, rodovias, ruas, barragens, loteamentos, ferrovias, portos, aeroportos e muitos outros empreendimentos.”

Principais máquinas pesadas

Agora que você já sabe o que são máquinas pesadas, veja quais são os tipos mais utilizados pelos profissionais da construção civil.

Retroescavadeira

Retroescavadeira é uma máquina pesada muito atuante na construção civil. Sua função é escavar valas, além de realizar pequenas escavações e carregamento de materiais. Amplamente utilizada em obras de terraplenagem de pequeno porte, também é versátil e pode executar serviços em espaços confinados. A retroescavadeira, pode ser descrita como a união de dois equipamentos: a pá carregadeira e a escavadeira.

Escavadeira Hidráulica

Escavadeira hidráulica é utilizada para escavação, sendo adaptada para trabalhar em materiais de primeira, segunda e terceira categoria. Atua no carregamento de caminhões e é muito utilizada também para obras de drenagem de grande porte, nas quais as manilhas que devem ser implantadas para drenagem pluvial. Quando trabalha em sua condição ótima, pode realizar cortes de até três metros de profundidade, ficando numa cota superior ao caminhão basculante com o mínimo de deslocamento possível. Esta máquina pesada aumenta a produtividade da sua construção em relação aos outros equipamentos de movimentação de terra. É uma máquina de funcionamento mais complexo e a sua manutenção só pode ser realizada por especialistas, devido aos componentes eletrônicos e à complexa regulagem hidráulica do equipamento.

Pá Carregadeira

Outro equipamento pesado muito utilizado na construção civil é a pá carregadeira. Este equipamento é responsável pelo carregamento do estoque até o pátio de armazenagem, ou seja, é utilizado para transporte e manuseio de materiais. É muito utilizado também em atividades de terraplenagem para carregar pequenos cortes de terreno quando o trator de esteira não está disponível na obra. Pode ser utilizado também para cortes de material, podendo ter, dependendo da situação, sua produção bem próxima à escavadeira. Para carregamento de caminhões de materiais desagregados, tem sua eficiência igual ou maior à escavadeira hidráulica.

Trator de Esteira

O trator de esteira é um equipamento que se desloca através de esteiras, o que proporciona mais tração. É dotado de uma lâmina dianteira que pode articular o ângulo de corte do solo. Consegue empurrar grandes quantidades de material e pode ser utilizado para tracionar outros equipamentos como o moto-scraper.

Mini Pá Carregadeira

A mini pá carregadeira é utilizada para transportar diversos materiais e agregados. É um equipamento muito versátil pelo seu tamanho e consegue entrar em locais confinados.

Mini Retroescavadeira

A mini retroescavadeira é um equipamento de escavação de redes mais rasas como incêndio, elétrica, esgoto, soda e água, equipamento, também utilizado em transporte de materiais. Por se um equipamento bem lento, o uso de um equipamento pesado como este é indicado para atividades leves, além de ser um equipamento bem versátil.

Motoniveladora

Em uma obra de terraplenagem, a motoniveladora ou patrol é o equipamento utilizado para acabamentos finos. Possui uma precisão de menos de um centímetro em que sua lâmina define o greide da pista. Para obras de terraplanagem de pequeno e médio porte, quando não se tem um trator de esteira, também é utilizada para espalhar materiais que são despejados na pista por um caminhão basculante e cortar o terreno natural.

Rolo Compactador Vibratório

O rolo compactador vibratório também não fica para atrás quando o assunto é compactar o seu terreno. Geralmente, as camadas não se compactam apenas com um feixe. Dependendo do tipo de material, existe uma espessura de camada e uma quantidade certa de feixes que devem ser passadas com o rolo compactador vibratório. Pode ser utilizado com baixa ou alta amplitude de vibração, o que define o seu impacto no solo. Quando colocamos o cilindro do rolo compactador corrugado, dizemos que é um rolo pata ou pé de carneiro, que é mais utilizado para compactação de argilas. Outro modelo comum é o rolo compactador vibratório liso, que é utilizado para materiais granulares (areias).

Devo comprar ou alugar uma máquina pesada?

Grande parte das máquinas citadas acima são amplamente utilizadas na construção civil e, ao realizar serviços muito pesados, acabam sofrendo muito desgaste. Por outro lado, vale ressaltar que alguns equipamentos precisam de um uso contínuo e constante para que mantenham seu pleno funcionamento. Equipamentos obsoletos ou parados por muito tempo costumam sofrer paradas por falha mecânica e quebras.

Ao realizar o aluguel de máquinas na Satel, a manutenção dos equipamentos é garantida, e você não arca com custo algum. Nossa equipe de assistência técnica é especializada em atender o seu problema de maneira rápida, possibilitando minimizar quaisquer danos gerados em seu equipamento parado.

Outro benefício de locar um equipamento é a devolução. A partir do momento que a máquina não é mais necessária para uso, pode ser devolvida. Além disto, há o aumento da produtividade, isto porque equipamentos pesados permitem a movimentação de diversos materiais ao mesmo tempo. Sendo assim, seu processo de movimentação é bem rápido.

Locar um equipamento também permite que você economize e invista o seu dinheiro em outras necessidades. O valor da locação é, muitas vezes, bem menor do que se comprar um equipamento. Além disto, um equipamento locado evita custos com manutenção e qualquer outro problema relacionado à máquina, sendo que esta responsabilidade fica a cargo da empresa locadora.

Com a locação, você também evita de ter que ficar com um equipamento obsoleto que, com o passar do tempo, perde valor, pois a máquina fica ultrapassada. Além disto, você conta com a flexibilidade do pagamento para realizar a sua locação, ou seja, um menor gasto mensal. Outras vantagens são a fácil entrega, o atendimento técnico especializado em caso de reparos, além de reduzir qualquer custo futuro que você possa ter com um equipamento parado dentro da sua empresa.

Onde encontrar as melhores máquinas pesadas para alugar?

A Satel é referência quando o assunto for locação de equipamentos pesados. Possuímos uma ampla cartela de clientes fidelizados, que contam conosco de maneira contínua e bem parceira. A Satel, além de parceira, é uma empresa preocupada com o meio ambiente, com a segurança e com o conforte de todos os serviços prestados, tanto para os nossos clientes quanto para os nossos funcionários.

Nossa empresa conta com uma frota moderna e nova de diversos tipos de equipamentos para locação. Eles estão disponíveis para você sempre que precisar, de acordo com a sua necessidade. Afinal, a Satel é uma das mais tracionais empresas no ramo de locação de equipamentos pesados. São mais de 40 anos no mercado, trabalhando de maneira transparente e consolidada em todo o território nacional.

Fale com a Satel

Agora que você já sabe o que são máquinas pesadas, entre em contato conosco e escolha já a que melhor atende à sua obra:

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamentos

Artigos Relacionados

E, se você gostou do nosso texto sobre o que são máquinas pesadas, aproveite para ler também outros conteúdos relacionados: