O que são tratores e para que servem?

Início » O que são tratores e para que servem?
O que são tratores e para que servem?

Saiba o que são tratores e conheça detalhes sobre essas máquinas incríveis

Acreditamos que você já ouviu falar ou já até viu um trator por aí, certo? Mas, será que você sabe exatamente o que ele é e para que serve? Pois bem, vamos então direto ao assunto. Primeiro, vamos entender o que são tratores

O que são tratores?

Os tratores são um tipo de veículo utilizado em diversas atividades, como obras, desmatamentos, entre outros. Através de seu potente motor, eles são capazes de produzir uma incrível potência para ser utilizada em inúmeras tarefas.

A sua potência é gerada através da queima do combustível, que passa para o motor, podendo ser utilizada em forma de:

Existem alguns tipos de tratores que são classificados quanto ao seu modo de locomoção (trator de pneus ou de esteira), e também pela sua finalidade (industrial ou agrícola). Saiba agora as diferenças entre esses vários tipos de tratores.

Tratores de pneus

Os tratores de pneus podem ser classificados em dois modelos: os que possuem 2 ou 4 rodas motrizes (RM). Vamos conhecer cada um deles:

Tratores de pneus com 2 RM

Os tratores de pneus com 2 RM podem ser encontrados tanto com um eixo (motocultores) como com 2 eixos, sendo que esse segundo modelo é bastante comum e utilizado com muita frequência na agricultura brasileira.

38% do seu peso está concentrado na parte dianteira e 62% fica na parte traseira. Essa característica faz com que ele acabe perdendo bastante em eficiência, quando precisa ser utilizado em atividades que exijam maior tração dele.

Tratores de pneus com 4 RM

Já o trator de pneus com 4 RM é um modelo mais avançado e melhor em vários quesitos. Ele é a evolução do trator de pneus com 2 RM, oferecendo maior potência do motor. Ele consegue chegar a até 33% mais capacidade de trabalho que seu sucessor, o trator de pneus 2 RM.

Tratores de esteira

Os tratores de esteira podem ser encontrados em dois modelos principais, que se diferenciam, principalmente, pela sua maneira de se locomover: os tratores industrial e agrícola. Veja:

Tratores de esteira industrial

Esses tratores foram criados e projetados para realizar, de forma eficiente e efetiva, a movimentação de terra. Ou seja, falou em movimentar terra com potência e agilidade, ele é a solução! Profissionais da área recomendam seu uso, principalmente para grandes explorações, como nas operações de desmatamento e ao preparar o solo de novas áreas para utilidades variadas.

Por outro lado, se a necessidade é atuar em atividades agrícolas, ele já não é tão bom assim. Seu elevado custo de operação e sua velocidade não privilegiam esse tipo de tarefa.

Tratores de esteira agrícola

Já esse tipo de trator de esteira foi desenvolvido, como o próprio nome diz, para atuar na área agrícola. Ele é bastante recomendado e costuma ser perfeito para regiões como, por exemplo, os Cerrados, muito encontrados no nordeste brasileiro. Isso se dá porque esse modelo pode fazer a utilização da lamina frontal.

Além disso, o trator agrícola oferece capacidade superior de aderência no solo do que o trator de pneus. E não é só isso: o trator de esteira agrícola possui baixo centro de gravidade. Ou seja, proporciona mais estabilidade nos trabalhos realizados em terrenos acidentados e com muito declínio.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre os vários tipos de tratores, ficará mais fácil na hora de realizar o aluguel de trator para o seu projeto. E, para isso, conte sempre com a Satel. Temos sempre os melhores modelos de máquinas pesadas para aluguel.

Fale com a Satel

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamento

Artigos Relacionados

Aproveite para ler também outros conteúdos exclusivos e ricos em informações que podem te interessar: