O que são tratores e para que servem?

Início » O que são tratores e para que servem?
O que são tratores e para que servem?

Saiba o que são tratores e conheça detalhes sobre essas máquinas incríveis

Você certamente já viu diferentes tipos de tratores por aí, certo? Essas máquinas pesadas, frequentemente utilizadas na obra urbana ou agrícola, tem incríveis aplicabilidades  – mas você sabe exatamente o que são os tratores e para que servem? Pois bem, vamos então direto ao assunto. Primeiro, vamos entender o que é o trator agrícola

O que é o trator agrícola?

O trator agrícola são um tipo de veículo utilizado em diversas atividades, sejam elas carretas, guincho, arado, nivelamento de terrenos, obras (urbanas, agrícolas ou com outras finalidades), entre muitos outros. Esses tratores são construídos com chassis muito robustos e equipados com motores extremamente potentes, o que os proporciona uma elevada performance relativa à capacidade que o trator tem de produzir um alto desempenho que pode ser direcionado para a utilização dos mais variados tipos de tarefas pesadas – sobretudo na área agrícola.

A potência do trator é gerada através da queima do combustível (sendo que, embora o motor possa ser encontrado e/ou adaptado para diferentes tipos de combustível, neste caso o mais comum e utilizado é o óleo diesel), que através de uma sequência de processos físicos que ocorrem no motor, pode ser convertida e aplicada em atividades como:

Os tratores podem ser classificados também quanto ao seu sistema de locomoção (trator de pneus ou de esteira), e também pela sua finalidade (industrial ou agrícola).

O que faz um trator agrícola?

Entenda agora as diferenças entre esses vários tipos de tratores:

Tratores de pneus

Os tratores de pneus podem ser classificados em dois modelos, essencialmente diferenciados pelo seu sistema de tração motora: os tratores que possuem 2 ou 4 rodas motrizes (RM). Vamos conhecer cada um deles:

Tratores de pneus com 2 RM

Os tratores de pneus com 2 RM podem ser encontrados tanto com um eixo (motocultores) como com 2 eixos, sendo que esse segundo modelo de trator é bastante comum e utilizado com muita frequência na atividade agrícola brasileira.

38% do peso desse tipo de trator está concentrado na parte dianteira e 62% fica na parte traseira. Por conta disso, há uma grande diferença de tamanho em suas rodas, sendo que as dianteiras, menores, tem uma função quase que inteiramente relacionada ao direcionamento do trator, enquanto as rodas traseiras, muito maiores, são responsáveis por seu impulsionamento e locomoção.

Tratores de pneus com 4 RM

Já o trator de pneus com 4 RM é um modelo mais avançado e melhor em vários quesitos. Ele é a evolução do trator de pneus com 2 RM, oferecendo maior potência do motor. O trator de pneus com 4 RM consegue chegar a desempenhar uma capacidade de trabalho até 33% superior em comparação ao seu antecessor, o trator de pneus 2 RM.

Tratores de esteira

Os tratores de esteira podem ser encontrados em dois modelos principais, que se diferenciam, principalmente, pela sua maneira de se locomover: os tratores do tipo industrial ou agrícola. Veja:

Tratores de esteira industrial

Esses tratores foram criados e projetados para realizar, de forma eficiente e efetiva, a movimentação de terra. Seu uso é muito recomendado principalmente para grandes explorações, como nas operações de reflorestamento, e ao preparar o solo de novas áreas para utilidades variadas.

Por outro lado, se a necessidade é atuar na atividade agrícola, ele já não é o mais adequado. Seu elevado custo de operação e sua velocidade não são as mais indicadas para esse tipo de tarefa.

Tratores de esteira agrícola

Já esse tipo de trator de esteira (também conhecido como “trator de lagarta”) foi desenvolvido, como o próprio nome diz, para atuar na área agrícola. Ele é bastante recomendado e costuma apresentar alto desempenho em regiões acidentadas como, por exemplo, os cerrados, muito encontrados em diferentes regiões do Brasil, como o nordeste e o sudeste.

Sendo o componente básico que permite o deslocamento do trator, a esteira é composta por um tipo de corrente formada por uma série de elementos (chamados de links), aos quais são fixadas as sapatas – que, por sua vez, são dotadas de garras. Essas garras formam uma superfície de apoio, sobre a qual a esteira pode se apoiar na superfície, usando de suas guias e rodas motrizes para direcionar e impulsionar o trator.

Como escolher um trator agrícola?

A pressão que o trator agrícola exerce é reduzida devido à grande área de contato que a esteira estabelece com o solo. Dessa forma, sua performance em terrenos úmidos e/ou arenosos é notavelmente superior à dos tratores de rodas.

O baixo centro de gravidade do trator de esteira agrícola, proporcionado pela pequena altura de vão livre em relação à superfície do solo, é uma outra grande vantagem que esse equipamento apresenta. Essa propriedade o confere grande estabilidade, mesmo em terreno inclinado ou acidentado. Os tratores de esteiras são adequados para trabalhos que exigem grandes esforços, tais como terraplenagem e tração.

Esses tratores são eficazes nas fases mais pesadas de preparo periódico do solo e costumam ser muito utilizadas em serviços de movimentação de terra. Além disso, em comparação ao trator de pneus, o trator agrícola oferece uma capacidade muito superior de aderência no solo – o que o torna mais adequado para a realização de trabalhos em terrenos acidentados e que apresentam declínio.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre os vários tipos de tratores, o aluguel de trator para o seu projeto vai ficar muito fácil e prático. Para isso, conte sempre com a Satel: temos disponíveis os melhores modelos de máquinas pesadas para aluguel.

Fale com a Satel

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamento

Artigos Relacionados

Aproveite para ler também outros conteúdos exclusivos e ricos em informações que podem te interessar: