Pá Carregadeira e Retroescavadeira: Entenda as Diferenças e Semelhanças

Início » Pá Carregadeira e Retroescavadeira: Entenda as Diferenças e Semelhanças
Pá Carregadeira e Retroescavadeira: Entenda as Diferenças e Semelhanças

A pá carregadeira e a retroescavadeira são dois tipos de máquinas pesadas que, apesar de sua estrutura apresentar algumas semelhanças e ambas poderem realizar tipos de trabalhos com finalidades e objetivos similares, possuem algumas relevantes diferenças – tanto no que diz respeito à sua estrutura física quanto no que tange as especificidades das tarefas para as quais são mais adequadamente designadas.

Vamos começar levantando algumas características da pá carregadeira. Diferentemente de outros tipos maiores de máquinas pesadas (como o rolo compactador, por exemplo), a pá carregadeira possui uma aparência mais compacta e robusta.

Devido à sua pá frontal, a pá carregadeira é mais indicada para a movimentação de grandes quantidades de terra (ou outros materiais) com relativa agilidade – o que se deve também à sua fácil mobilidade, proporcionada pelo fato de que possui tração nas quatro rodas, nos mais diferentes tipos de terrenos (que podem, inclusive, ter sofrido ação de fatores externos que podem tê-los tornado mais ou menos acidentados).

A retroescavadeira, por outro lado, é um tipo de máquina pesada que, apesar de também poder ser utilizada para o deslocamento de terra, apresenta maior versatilidade no que diz respeito aos diferentes tipos de tarefas que pode desempenhar (como, por exemplo, demolições de pequeno e médio porte, abertura de valas, entre outras).

Uma boa qualidade da retroescavadeira está no fato de possuir, além de uma caçamba frontal, um braço articulado que fica localizado na parte traseira do veículo ao qual podem ser instaladas diferentes tipos de ferramentas para que assim essa máquina pesada possa desempenhar uma ampla variedade de funções.

É importante ressaltar que apesar de estas máquinas pesadas serem perfeitamente capazes de serem utilizadas na realização de tarefas similares, elas possuem especificidades que podem tornar uma mais apropriada que a outra, dependendo do tipo de trabalho ao qual cada uma será atribuída.