Por quais exigências passam os operadores de máquinas pesadas?

Início » Por quais exigências passam os operadores de máquinas pesadas?
Por quais exigências passam os operadores de máquinas pesadas?

Na construção civil são utilizadas máquinas pesadas de diversas marcas, modelos, capacidades, entre outras características. A pessoa que irá executar a operação dessas máquinas pesadas deve ser devidamente capacitada para a tarefa em questão – isto é, deve ter domínio de habilidades como a realização de diferentes cargas com segurança, desempenhar a manutenção do equipamento, entre outras.

O Instituto Opus é um programa da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção) que tem como objetivo é a capacitação, formação, e certificação de operadores de máquinas pesadas para a construção civil. Seu diretor, Wilson de Mello Júnior, chama atenção para a responsabilidade que exige o manuseio desse tipo de equipamento:

“Colocar um profissional em um equipamento sem alguns cuidados básicos é a mesma coisa que dar uma arma para alguém. Máquinas pesadas de construção operadas por profissionais não qualificados podem matar do mesmo jeito.”

Os cursos de formação de operadores de máquinas pesadas podem variar de acordo com sua duração ou com os equipamentos envolvidos. Programas de treinamento para operação de máquinas pesadas utilizadas na construção civil podem chegar a custar até 3 mil reais.

Os principais temas abordados por esses cursos, em sua maioria, envolvem a mecânica e manutenção de máquinas pesadas e, principalmente, normas e medidas relativas à segurança no trabalho e prevenção de acidentes.

Há determinados tipos de máquinas pesadas que tem como exigência que o operador possua a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos tipos D ou E, que autorizam o motorista a conduzir veículos pesados, tais como caminhões e ônibus.

Deve-se considerar também que há uma série de competências e habilidades que tem grande importância para a operação de máquinas pesadas e auxiliam fortemente o profissional na execução dessas tarefas: boa concentração, atenção e coordenação motora, raciocínio lógico e matemático e memória auditiva e visual são algumas delas.

Antes, durante e após sua devida capacitação para exercer a operação de máquinas pesadas, é absolutamente fundamental que o operador tenha perfeita noção do grau de responsabilidade que sua tarefa exige.

Trata-se de um tipo de equipamento que requer uma ampla gama de habilidades por parte de seu operador, além de possuir rígidas medidas de segurança cujo objetivo é a garantia de que o desempenho de seu trabalho possa transcorrer evitando quaisquer acidentes que podem ser seríssimos tanto para a obra quanto para as pessoas nela envolvidas.