Motoniveladora: O que é e qual a sua função?

Início » Motoniveladora: O que é e qual a sua função?
Motoniveladora: O que é e qual a sua função?

Conheça a motoniveladora e descubra tudo sobre esta importante máquina

No artigo de hoje, você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre uma das principais máquinas pesadas: a motoniveladora.

O que é Motoniveladora?

Motoniveladora é um equipamento pesado muito utilizado nas obras de construção civil, tendo se consolidado cada vez mais no mercado como item essencial para a realização de terraplenagem. Ela tem a função de ajustar o greide do solo, para que, desta maneira, o mesmo fique mais apropriado para receber a nova instalação à qual o empreendimento está sendo trabalhado.

Ela é construída a partir de um chassi articulado, com seis rodas, lâmina no vão central e ripper traseiro, também conhecido como escarificador. Quatro das rodas da motoniveladora são localizadas na parte traseira, com a função de distribuir a carga do motor e componentes mecânicos ao solo, proporcionando maior tração do equipamento. Todo este torque e força dissipada pelas rodas para o deslocamento da máquina é utilizado na lâmina ou escarificador para trabalhar o material desejado.

As rodas dianteiras tem a função de direcionamento da máquina, e a lâmina ajustável serve para “modelar” o material trabalhado, de acordo com o que está no projeto da obra. A lâmina tem deslocamento nos três eixos, ou seja, pode se deslocar em todos os sentidos desejados.

Função da Motoniveladora

A motoniveladora, por ser totalmente versátil, completa e eficiente, disponibiliza diversos benefícios através de suas funções. As vantagens oferecidas realmente podem fazer a diferença em uma obra. Conheça as principais:

  • Nivelar terrenos
  • Realizar pavimentação
  • Fazer terraplanagem
  • Ajustar terrenos irregulares em plantações
  • Remover excesso de neve em locais frios

No Brasil, a aplicação mais frequente desta máquina está em obras rodoviárias. Em geral, podemos dizer que sua principal função é auxiliar os operadores a concluírem rapidamente a construção, tendo entre suas principais tarefas a terraplanagem.

Tudo que você precisa saber sobre terraplenagem
Máquinas pesadas para terraplenagem

Entenda um pouco sobre terraplenagem

Terraplanagem é o ato referente ao aterro de depressões e de formas análogas, removendo-se o excesso de materiais e solos. Em geral, é um aperfeiçoamento necessário na maioria das obras, principalmente em estradas ou barragens.

A motoniveladora, por certo, é capaz de efetuar esta atividade, na qual é destacado o seu “poder” de cortar diferentes tipos de materiais.

Vale lembrar que ela possui variados tipos de lâminas, que podem mudar de acordo com os diversos tipos de solo. Destacamos também que cada tipo de lâminas possui diferentes capacidades produtivas. Veja a curiosidade a seguir:

Tipos de lâminas da motoniveladora

Entre os tipos de motoniveladora, podemos citar, principalmente:

Motoniveladora com lâmina de corte ou acabamento

Lâmina de corte em motoniveladora

Geralmente, esta lâmina é produzida com um material mais estruturado e de maior espessura, além de maior capacidade de cargas e durabilidade.

Lâmina de acabamento em motoniveladora

Esta lâmina tem um material um pouco mais fino que a lâmina de corte e, geralmente, é utilizada para acabamento de bases.

Lembrando que ambos os tipos de lâminas são capazes de realizar a construção de curvas de níveis, cortes e acabamentos. Porém, cada uma tem uma função específica.

Por que alugar uma motoniveladora?

O principal motivo de muitas pessoas alugarem este equipamento é a possibilidade de se otimizar o trabalho em um prazo curto de tempo, sem desprendimento de recursos para a aquisição da máquina.

Em geral, podemos dizer com clareza que é bastante indicado alugá-la, sendo que ela poderá trazer um aperfeiçoamento imediato ao ambiente da construção.

Precisa alugar uma motoniveladora? Entre em contato conosco. A Satel disponibiliza os melhores modelos de equipamentos pesados. Dispomos em nossa frota dos modelos 120H, 12H, 12K e 140K.

Faça agora seu orçamento.

Fale com a Satel

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamento

Artigos Relacionados

Aproveite para ler também outros conteúdos que podem te interessar:
Gostou do post de Hoje? Então não perca a oportunidade de ver os demais posts: