Retroescavadeira ou miniescavadeira hidráulica. Qual melhor opção?

Início » Retroescavadeira ou miniescavadeira hidráulica. Qual melhor opção?

Alguns engenheiros acreditam fielmente que a retroescavadeira pode acabar ou ser substituída  por outras máquinas. A mini escavadeira hidráulica, por exemplo, tem se mostrado uma potencial adversária, mas será? Até que ponto podemos determinar que a escavadeira hidráulica é melhor que a retroescavadeira.

A resposta é simples. As pessoas têm comparado as duas para suas necessidades individuais do equipamentos. Isso não deve ser feito. Não podemos substituir uma pela outra porque as duas oferecem vários benefícios em determinadas situações. A pergunta deve ser diferente: Qual das duas é melhor para a SUA situação?

Abaixo, algumas dicas para decidir qual máquina se adapta melhor.

Retroescavadeira ou miniescavadeira; Algumas diferenças das duas máquinas

 

Retroescavadeira é o casamento entre escavadeira hidráulica com carregadeira frontal. Muito utilizada em áreas urbanas, devido a praticidade. As retroescavadeiras estão disponíveis em modelos agrícolas ou projetados para usos industriais. Os modelos agrícolas tendem a pesar menos, pois não tem que levar a mesma carga que os modelos industriais.

As retroescavadeiras não servem apenas para realizar trabalhos de abertura de valetas, levantamento de carga, escavação e carregamento, mas também podem se deslocar em velocidades mais altas em uma grande variedade de aplicações.

As miniescavadeiras hidráulicas são compactas e leves para minimizar as marcas das esteiras e os danos à camada superior do solo. A máquina apresenta as mesmas funcionalidades de uma escavadeira, porém, por ser menor e mais leve, ela torna-se mais ágil e de fácil locomoção.

A cabine conectada ao braço exerce trabalhos de escavação e esses, podem realizar uma rotação de até 360º. São capazes de enfrentar grandes tarefas auxiliando no trabalho e aumentando a produtividade. Elas podem dragar rios, ajudar a limpar espaços para administrar incêndios florestais, cortar arbustos, demolir edifícios, classificar o solo para paisagistas, cavar buracos e valas, ajudar na mineração e no trabalho pesado, e até mesmo em serviços de bate-estaca.

É possível ainda,  acoplar diversos tipos de implementos no lugar da caçamba, que dão à escavadeira mais utilidade, como rompedores, tesouras, caçambas peneiras e caçambas trituradoras, entre tantos outros implementos, para uso na construção civil ou florestal.

Retroescavadeira ou miniescavadeira; no canteiro de obras

 

As retroescavadeiras se deslocam facilmente pelo canteiro de obras para completar mais de uma tarefa, e uma ampla linha de ferramentas de trabalho aumenta sua versatilidade.

As miniescavadeiras hidráulicas podem se ajustar a pequenas passagens e ao redor de locais com muitas pessoas e máquinas para completar tarefas em espaços restritos, como por exemplo, estacionamentos ocupados e projetos internos.

Retroescavadeira ou miniescavadeira; distância entre canteiros de obras

 

As retroescavadeiras podem se deslocar a 25 mph (milhas por hora) em estradas entre canteiros de obras.

As miniescavadeiras hidráulicas podem ser transportadas por um reboque ou um caminhão com plataforma de um canteiro de obras para outro para maior facilidade de transferência.

O que concluímos

 

Para decidir qual máquina é mais apropriada para determinada tarefa não é difícil, porém concluímos que não é por isso, que uma é melhor que a outra. Tudo depende do trabalho que está realizando, onde está localizado e do tamanho do seu espaço.