Rolos compactadores: grandes aliados na preparação do solo do seu empreendimento

Início » Rolos compactadores: grandes aliados na preparação do solo do seu empreendimento
Rolos compactadores: grandes aliados na preparação do solo do seu empreendimento

Em toda a construção, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, o auxílio de um rolo compactador é necessário para melhor preparação do solo do seu empreendimento. Como o próprio nome sugere, os rolos compactadores são máquinas pesadas cuja finalidade básica é compactar o solo.

Construções como aquelas realizadas sobre o solo de represas, edifícios, aeroportos, portos, barragens, operação tampa buracos, manutenção em estradas, entre outros empreendimentos, contam com o auxílio de um rolo compactador para melhorar o grau de adensamento do solo, aumentando assim a sua capacidade de suporte para cargas.

Os rolos compactadores podem ser classificados em 5 diferentes tipos:

Neste artigo, vamos abordar somente os três primeiros tipos descritos acima, isto é, o Rolo Vibratório tipo Pé de Carneiro ou Pata, o Rolo Vibratório Duplo Tandem ou Duplo Cilindro e o Rolo Vibratório tipo Liso.

O rolo compactador com vibração no tambor ou cilindro frontal é composto por uma estrutura de chassis, acoplada de pneu atrás e cilindro na frente. O cilindro, geralmente feito de aço, é responsável por desempenhar a função de virar o equipamento e realizar a compactação do material. Hoje em dia é comum que também seja encontrado o rolo compactador com vibração que possui a função de tração complementar.

Rolo Compactador
Vale ressaltar que antes de escolher qual é o melhor modelo do seu rolo compactador e o que melhor atende à sua construção, deve-se ter muita atenção com uma série de fatores, como o tipo de material a ser compactado, os níveis de consumo e eficiência de combustível, a emissão de gases, o conforto para operador, o nível de ruído (que, naturalmente, deve ser o menor possível), entre vários outros. Esses cuidados garantem um maior conforto e desempenho para os executantes na hora da realização da atividade, além de proporcionar mais qualidade de vida e menor risco à saúde e integridade física do operador.

Veja abaixo alguns dos benefícios que destacamos com relação ao rolo compactador para a sua construção:

Quais sãos os benefícios da locação de equipamentos pesados pela Satel?

Com a locação o seu investimento é valorizado. Isso se deve ao fato que, com o avanço tecnológico, as máquinas pesadas e qualquer outro equipamento adquirido não se tornam obsoletos com facilidade. Dessa forma, seu investimento não fica como capital perdido. Além de evitar desperdício de investimento com equipamentos parados, não sendo necessária a realização de manutenção, um equipamento locado evita todos esses gastos adicionais – isto é, qualquer adversidade que possa surgir com relação ao equipamento é de responsabilidade da locadora.

Os rolos compactadores são máquinas rebocáveis ou auto propelidos. Seja o equipamento de pequeno, médio ou até mesmo de grande porte, são utilizados para compactar diversos tipos de materiais – entre eles concreto, asfalto, diferentes tipos de solo, entre outros.

A seguir, observamos algumas definições mais detalhadas dos rolos compactadores. Confira:

Rolo Vibratório tipo Pé de Carneiro ou Pata

São rolos compactadores cujo efeito de compactação do solo por ele desempenhado se dá através de vibração. Com essa vibração do equipamento, em conjunto com a pressão exercida e a umidade do solo, as partículas do solo se ajeitam e se encaixam, até atingirem o seu grau máximo de compactação. O conceito de Pé de Carneiro ou Pata se deve ao formato dos relevos no cilindro dianteiro, que possuem um desenho ligeiramente arredondado. Após a compactação deste equipamento, o resultado no solo é uma aparência com acabamento quase plano e num formato que se assemelha a pegadas de carneiro. Geralmente, esse equipamento é utilizado para solos de composição predominantemente argilosa.

Rolo Vibratório Duplo Tandem ou Duplo Cilindro

Diferente do Rolo Compactador Vibratório tipo Pata, o Rolo Vibratório Duplo Tandem é um equipamento dotado de dois cilindros, como o próprio nome sugere. Um deles fica posicionado em sua dianteira e o outro na parte traseira do veículo, sendo que são utilizados apenas cilindros lisos. Suas principais aplicações estão relacionadas à atividade de rolar e compactar asfalto e CCR (Concreto Compactado a Rolo), pode também ser utilizado para compactação de matérias arenosos.

Rolo Vibratório tipo Liso

Com estrutura semelhante à do rolo compactador tipo pé de carneiro, uma das principais diferenças entre o Rolo Compactador Vibratório Liso e o Pata é o seu cilindro, que não possui as saliências, além de possuir frequências de vibração e impactos diferentes. Utilizado amplamente para solos de composição arenosa, o rolo compactador Vibratório tipo Liso também pode ser utilizado para compactação de CCR (Concreto Compactado a Rolo), acabamento e selagem de camada argilosa. Há situações em que o Rolo Compactador Vibratório tipo Liso também apresenta eficiência de compactação quando aplicado em materiais argilosos. No Rolo Compactador Vibratório tipo Liso também pode ser utilizado, dependendo da sua configuração e frequência para compactação de asfalto, o pneu traseiro liso, assim como um tanque espargidor de água acima do cilindro dianteiro.

Como acontece o processo de compactação do solo?

O processo de compactação do solo é pelo qual passa uma construção em obra para que sejam evitadas rupturas, danos estruturais, depressões, entre outros danos e adversidades que podem vir a surgir nessas situações.

Um cuidado importante que se deve ter é relativo à umidade que tem grande influência em qualquer atividade que envolva a compactação do solo. Dessa forma, só deve ser realizada a compactação caso a umidade do solo da sua construção estiver em seu máximo teor.

Os rolos compactadores podem atingir de 15 a 50 cm de profundidade – no entanto, isso varia muito de um equipamento para o outro, pois cada tipo de rolo é designado para uma função específica. Dessa maneira, o material a ser compactado deve ser distribuído em camadas, porém essas camadas não devem exceder a capacidade do equipamento. Deve-se sempre ter em mente que a eficiência do equipamento, geralmente medida em m³/hora, tem sua produtividade máxima pré estabelecida pelo fabricante e varia de acordo com o material a ser compactado (e sua umidade) para o qual aquela máquina é destinada.

Há diversos fatores que podem influenciar a compactação e influência de um rolo compactador sobre aquela atividade específica, entre eles:

Roteiro sobre o qual é realizada a compactação para as obras de terraplenagem:

Rolo Compactador
A Dynapac é uma ótima marca que oferece uma linha completa de rolos compactadores vibratórios de um cilindro. A empresa oferece o melhor para atender a necessidade de cada cliente e cada situação com todas as suas especificidades. Além de ter uma ampla variedade de equipamentos, a linha é completa para a sua construção. A Dynapac oferece o melhor em atendimento, qualidade e locação para melhor atender a sua necessidade.

A Caterpillar, outra grande marca que também tem reconhecimento mundial, fabrica rolos compactadores vibratórios tipo duplo tandem de ótima qualidade, com altíssima disponibilidade mecânica, eficiência e alta produção.

Somos uma empresa preocupada em fornecer um bom atendimento de maneira transparente, prestando sempre o melhor serviço de qualidade e locação para atender o seu dia a dia. Temos equipamentos de um cilindro de 7 a 18 toneladas de peso operacional e Rolos Compactadores Vibratórios tipo Duplo Tandem de 10,5 toneladas.