Tendências Tecnológicas para Máquinas Pesadas

Início » Tendências Tecnológicas para Máquinas Pesadas
Tendências Tecnológicas para Máquinas Pesadas

A mais nova “moda” automotiva são os carros autônomos que estão sendo testados com previsão de lançamento dentro de alguns anos. Mas você acredita que essa tecnologia consegue alcançar também os caminhões de carga pesada, tratores e escavadeiras?

Analisamos várias tendências tecnológicas para as máquinas pesadas. Descubra como será o futuro da construção civil e se as máquinas autônomas podem revolucionar o canteiro de obras.

Robôs Operários da Construção

A Built Robotics já revelou sua escavadeira que cava buracos e retira a terra sem o comando do motorista.

O operador precisa apenas programar as coordenadas, medidas, quantidades e aguardar que a própria máquina faça todo o trabalho, já que ela possui sensores especialmente projetados para trabalhar com as vibrações da escavação, além de conseguir visualizar tudo o que está ao redor do ambiente.

Inovação Japonesa

Já a Federação Japonesa de Construtores informou que não terá mão de obra com idade apta a operar máquinas pesadas nos próximos anos, estipulando um rombo de 300 mil funcionários.

Para tapar este buraco (literalmente), a Kajima Corporation já está utilizando em seus canteiros de obra um sistema inovador para realizar tarefas simples como compactar terrenos e descarregar a terra: são os rolos compactadores, caminhões de carga e pás com direção remota operados por GPS.

Entre as novas invenções tecnológicas japonesas, estão ainda os robôs que carregam barras de aço muito pesadas; dispositivos que facilitam o carregamento de peso e aliviam o cansaço dos operários, além de um exoesqueleto, uma espécie de colete robô que diminui o esforço dos trabalhadores.

Segurança e Autonomia

Também é grande o número de robôs que operam máquinas especiais da indústria e otimizam a produção, todos frutos da automação industrial.

Na maioria dos casos, esse avanço tecnológico das máquinas pesadas tem o intuito de aumentar a segurança dos trabalhadores e diminuir os acidentes em canteiros de obras.

Tendências Tecnológicas para Máquinas Pesadas

No mercado agrícola, por exemplo, já existe uma tabela com categorias pré-determinadas em relação às máquinas autônomas:

  1. Orientação: a primeira conta com piloto automático;
  2. Coordenação e Otimização: na segunda, além dele, tem também atuação coordenada entre máquinas;
  3. Autonomia auxiliada por operador: na terceira categoria, o veículo autônomo é operado pela inteligência artificial;
  4. Autonomia Supervisionada: Na quarta são apenas coordenados, sem motorista;

Autonomia Total: e na última etapa da autonomia (quinta categoria), o veículo é tem autonomia total, representa maior produtividade e baixo consumo.

Trator Autônomo

Tendências Tecnológicas para Máquinas Pesadas

Dentro de cinco anos deve começar a ser comercializado o primeiro trator autônomo do mundo, desenvolvido pela marca Case IH (que pertence à CNH Industrial – Grupo FIAT), pioneira, portanto, em dispensar o motorista.

O trator de 380 cv de potência não tem cabine, justamente porque não precisa acomodar o operador, e é controlado remotamente por tablet ou computador.

Essa é a sua maior diferença em relação aos carros autônomos testados pela Intel, Apple, Google e Uber, que não precisam de humanos controlando.

Acidente

Contudo, a presença de alguém deve ser exigida em alguns locais, conforme divulgação das autoridades americanas do estado do Arizona no início deste mês.

É que um carro autônomo que estava sendo testado pela Apple se envolveu em um acidente. Estava andando a 2km/h e foi atingido por outro veículo, também devagar, a 15km/h.

A empresa não comentou o incidente, mas o Departamento de Trânsito da Califórnia informou que não houve feridos e que futuramente deve ser necessária a presença de alguém no carro para lidar com situações como essa, emergenciais.

E você, o que acha sobre essas tendências tecnológicas revertidas para as máquinas pesadas (trator agrícola, retroescavadeira, rolo compactador, motoniveladora, escavadeira hidráulica)?

Acredita que essas máquinas poderão ser operadas via computador ou para a segurança no canteiro de obras a presença do motorista é fundamental?

Deixe um comentário contando a sua opinião.