Tipos e funções de rolos compactadores

Início » Tipos e funções de rolos compactadores
Tipos e funções de rolos compactadores

Há diversos tipos de rolos compactadores, e cada um é destinado a uma específica função. Cada modelo deve ser escolhido de acordo com o trabalho a ser desenvolvido, pois isso refletirá diretamente no resultado final.

Em terraplenagem, os rolos compactadores são usados de forma a compactar a terra preenchendo vazios no solo, o que aumenta sua capacidade de suporte.

Já na compactação asfáltica, a máquina pesada trabalha outros materiais como asfalto ou brita para garantir sua durabilidade, além de selar a superfície de forma a impedir a penetração de água em sua estrutura.

Hoje destacamos alguns tipos de rolos compactadores e suas respectivas funções. Confira:

Rolo Liso ou Single-drum

Também conhecido como Rolo Compactador de cilindro único vibratório, é um equipamento cuja função está ligada à compactação de base — normalmente para trabalhos de asfalto ou terraplenagem.

Quando o movimento rotativo é acionado, o cilindro vibra subindo em uma pequena altura de forma a golpear o solo várias vezes por segundo.

Esse tipo de rolo compactador deve ser manuseado com grande cautela, pois pode danificar estruturas próximas como edificações e tubulações enterradas.

Pé de carneiro

Seu nome é baseado na prática que produtores rodoviários romanos da antiguidade tinham de compactar suas estradas rebanhando ovelhas para frente e para trás sobre o material base.

Esses rolos compactadores podem ter o cilindro liso ou com patas, cuja função é penetrar superficialmente no solo aumentando assim a área de contato.

A umidade do solo interfere diretamente no resultado que esses compactadores poderão apresentar. O ideal é que não esteja nem úmido demais, nem seco demais.

Atuando com uma velocidade de 6 a 10 km/h, a manipulação e pressão são as únicas forças que o rolo compactador pé de carneiro exerce sobre o solo.

Tandem

São compostos por um duplo cilindro vibratório. Uma vez que não possuem pneus de tração como os rolos lisos de 1 cilindro, são utilizados, geralmente, em operações de compactação de camadas asfálticas. Devido a essa característica, esse rolo compactador não deixa marcas no asfalto.

Vibratórios

Rolos vibratórios operam com o objetivo de reduzir os vazios no solo e aumentar, assim, não apenas sua densidade, mas também sua resistência.

Como os tandem e os single-drum, podem ter patas ou ser lisos. Para saber qual utilizar, é preciso se considerar a quantidade de partículas de argila presente na composição do solo a ser trabalhado. Por exemplo, o tambor de patas será mais apropriado para solos coesivos que que possuem uma presença maior dessas partículas.

Os resultados do trabalho de compactação serão definidos pelas forças geradas pelo tambor vibratório ao atingir o solo. Assim, elementos como o período e força de atuação no solo, bem como a amplitude e força dos golpes definirão a qualidade do acabamento.

Pneumáticos

São utilizados na fase de acabamento final da camada asfáltica. Geralmente são utilizados locais onde a vibratória não é permitida, como viadutos e pontes.

Costumam ser aplicados em operações de compactação de solos de tamanho pequeno e médio, sendo mais adequados para selar a superfície e realizar tarefas específicas como a compactação de solos finos.

Tecnologia oscilatória

Os rolos de tecnologia oscilatória de compactação funcionam com um sistema que mantém o cilindro em permanente contato com o solo. Dessa forma, é realizado um movimento oscilatório que não gera ondas de choque, que por sua vez resulta em um grau de compactação superior ao sistema vibratório.

Combinados

São recomendados para tarefas de menor porte, como situações de reparos rodoviários e outras pequenas aplicações. É também indicado para a compactação de aclives.

Os pneus dianteiros e traseiros, sobrepostos, fazem exigem maior cautela no momento de passar o rolo combinado sobre o solo. Por isso, não é recomendado seu uso em obras de grande porte.

Quando usar o rolo compactador?

Muitas empresas que trabalham com rolos compactadores cometem o erro de considerar que não há outros tipos de equipamento a serem utilizados no serviço de terraplenagem – o que as leva a passar o rolo compactador precocemente. Trata-se, no entanto, de um equipamento que deve ser utilizado na fase final do processo.

Os rolos compactadores são bastante conhecidos por sua utilização na pavimentação de asfaltos, embora não sejam usados exclusivamente nesse tipo de trabalho. Uma dúvida comum relativa ao assunto é a sequência de rolos compactadores que deve ser utilizada para essa operação. A resposta dependerá de algumas questões, como a mistura asfáltica que está sendo usada, além das características dos rolos compactadores disponíveis para o trabalho.

O que achou dessas características dos diferentes tipos de rolos compactadores? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Entre em contato conosco!