Tudo o que você precisa saber sobre terraplenagem

Início » Tudo o que você precisa saber sobre terraplenagem
Tudo o que você precisa saber sobre terraplenagem

Entenda agora tudo sobre Terraplenagem

Está pensando em fazer terraplenagem ou precisa realizar alguma modificação deste tipo em sua obra? Então, não perca a oportunidade de aprender no post de hoje tudo sobre terraplenagem. Aqui, você realmente irá fazer muitas descobertas a respeito do assunto: o que é, quais são as funções do tipo de máquina pesada utilizada e, até mesmo, a maneira correta para a execução da atividade.

O que é Terraplenagem?

Terraplenagem é um termo muito utilizado nas construções de obras a fim de definir um efeito de terraplenar, que é o ato de deixar um terreno com o nivelamento definido por projeto. Isto é obtido através do aterramento de depressões, além da realização de cortes e remoções dos locais onde existem materiais em excesso. Em geral, a principal função da terraplenagem é aperfeiçoar os terrenos, principalmente com o objetivo de nivelar, encher e retirar o excesso do solo existente.

Este termo, que está completamente relacionado à construção civil, é um processo feito na maioria das construções. Sejam obras de pequeno, médio e grande porte, a terraplenagem sempre costuma ser realizada. Hoje, já existem técnicas de execução definidas por normas, sendo que o processo vem evoluindo há muitos anos. Para se ter ideia, ela foi feita pela primeira vez por egípcios e babilônios.

Quais máquinas são utilizadas na Terraplenagem?

Existem algumas máquinas pesadas para terraplenagem, sendo que as mais utilizadas são:

Escavadeira Hidráulica para Terraplenagem

Apesar de ter sua operação facilitada por dois joysticks, ela é indicada, principalmente, para operadores experientes. Ela é utilizada como equipamento pesado dedicado à escavação de materiais. É apenas um dos processos necessários para a obtenção de material para realizar um posterior aterro ou, até mesmo, fazer o rebaixamento de um local com excesso de material.

Carregadeira para Terraplenagem

É um trator que possui na sua parte dianteira uma caçamba para carregamento de materiais. Pode ser utilizada na escavação, porém, é uma máquina pesada mais utilizada para carregamento de materiais, sendo este preferencialmente solto. É utilizada para grandes volumes de materiais e oferece uma produção eficiente, se tornando um equipamento essencial nas obras de terraplenagem.

Retroescavadeira para Terraplenagem

É um equipamento pesado extremamente eficiente e versátil. É o “casamento” entre uma carregadeira e uma escavadeira hidráulica e, geralmente, é dedicada a pequenos serviços de terraplenagem ou manutenção de canteiros. Devido à sua versatilidade e por possuir caçambas de diversos tamanhos, se torna o equipamento ideal para escavação de valetas e carregamento de pequenos caminhões.

Rolo Compactador para Terraplenagem

É a máquina pesada que confere ao solo o adensamento. Após descarregamento do caminhão, o solo solto se deforma e pode atrapalhar o pavimento ou o produto final da obra de terraplenagem. Existem diversos tipos de rolo compactador, podendo ser estes rolos: vibratórios, de pneus (ou pneumáticos) e estáticos (ou tipo tamping).

Os rolos vibratórios, por exemplo, se dividem em dois tipos de cilindro: o rolo vibratório pata (ou rolo pé-de-carneiro) ou rolo vibratório liso. Cada equipamento tem a sua aplicação, porém a finalidade de todos é a mesma, compactar determinado tipo de material.

Motoniveladora para Terraplenagem

A motoniveladora é mais voltada para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade. Além disto, ela serve, principalmente, para obras rodoviárias, não se restringindo a este tipo de aplicação. Esta máquina costuma ser requisitada por conferir precisões de corte e aterro de até 1 centímetro ao material que está sendo trabalhado.

As principais vantagens de se utilizar esta máquina é, certamente, a otimização de serviços como: preparo dos canteiros de obras, limpeza de pista, construção de barragens e aberturas de estradas. Esta é uma das opções de máquina para terraplenagem mais essenciais para as obras de terraplenagem.

Trator Agrícola para Terraplenagem

É uma das máquinas para terraplenagem mais capazes de transformar potência mecânica em trabalho no solo. Sempre acoplado a um implemento, o trator agrícola serve para arrastar objetos que atrapalham a construção, facilitando, desta maneira, o trabalho de todos.

Como fazer a Terraplenagem de maneira correta?

Inicialmente, você deve saber que, para realizar a terraplenagem de maneira correta, é necessário saber quais as máquinas pesadas mais indicados para a realização da obra em cada caso. Sendo assim, será completamente necessária a avaliação do tipo de solo.

Vale colocar em questão até mesmo a vegetação do local. Realmente é necessário este tópico para que, de forma alguma, a escolha da máquina errada acabe por prejudicar o local a ser trabalhado. O tamanho do terreno também deve ser avaliado para evitar equipamentos pesados demasiadamente grandes o que pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho desenvolvido.

De fato, muitas máquinas podem ajudar a limpar o ambiente durante a terraplenagem, mas a verdade é que a sujeira poderá complicar e atrasar o trabalho. Portanto, é indicado que você providencie a limpeza das áreas onde será necessário realizar a terraplenagem. Este, geralmente, é o primeiro passo a ser executado pelo setor de produção do empreendimento.

Descubra aqui: Seu terreno realmente precisa de terraplenagem?

Dicas importantes sobre Terraplenagem

  • A sujeira misturada ao terreno pode formar camadas de difícil compactação, fazendo com que o solo não seja completamente adequado à construção.
  • Esteja sempre atento quanto aos desníveis da terra. Faça o possível para nivelar o solo de maneira acertada, o que irá auxiliar na concretização do aperfeiçoamento do local.
  • Qualquer dúvida sobre locação, dimensionamento ou, até mesmo, execução de sua obra, entre em contato com a SATEL pelo telefone (31) 3036-0000. Estamos à disposição para auxiliar no seu projeto.

Fale com a Satel

(31) 3036-0000
satel@satel.com.br
SAC Satel
Orçamento

Artigos Relacionados

Aproveite para ler também outros conteúdos exclusivos e ricos em informações, que podem te interessar: